Veja também: A história do feijão tropeiro, segundo um poeta mineiro
Congonhas do Norte é uma charmosa cidade do interior de Minas Gerais, situada na Cordilheira do Espinhaço, na rota ocidental da Estrada Real, há pouco mais de 200km da capital Belo Horizonte. Seu Bioma é composto por dois tipos de vegetação, o Cerrado e a Mata Atlântica, sendo por isso uma zona de transição, com enorme diversidade de fauna e flora. Suas belíssimas paisagens compostas por diversas montanhas e serras, e um conjunto de rios que integram a Bacia do Rio Doce e do Rio das Velhas, resultam em uma série de atrativos naturais, sendo: mais de 50 cachoeiras, inúmeros cânions, diversas cavernas e sítios arqueológicos com pinturas rupestres do período neolítico.
A história de sua formação nos remete ao período das entradas e das bandeiras, a partir do século XVII, quando o interior do Brasil passou a ser explorado, principalmente na procura por pedras preciosas. Segundo os registros, a partir do ano de 1711, na busca principalmente por esmeraldas, Fernão Dias Paes Leme e Manuel de Borba Gato foram os primeiros bandeirantes a explorarem a região de Congonhas do Norte. Procurando por um terreno onde pudessem se prevenir dos ataques de indígenas e de animais selvagens, a caravana de Borba Gato tomou o caminho das Campinas de cima da Serra da Lapa, passando por várias localidades de Congonhas do Norte, como o Rio de Pedras, o Carapinas e o Intendente. Acamparam em um ponto na serra e a denominaram como Congonhas de Cima da Serra da Lapa. Escolheram tal nome devido à grande quantidade da planta medicinal Congonhas que encontraram às margens dos rios.
Com a descoberta de cristais e pedras preciosas na localidade, procedeu-se a ocupação do território, e inicialmente ergueram uma pequena edificação onde foi colocada a imagem de Nossa Senhora de Sant’Ana, a padroeira da cidade. Ao longo do tempo, a medida que o número de habitantes crescia, formou-se um pequeno comércio local. Os comerciantes realizavam travessias pelas serras, por longas distâncias, à pé puxando seus burros, levando mercadorias da região e buscando por produtos para abastecer o comércio local. Estes eram os famosos tropeiros, os homens que possibilitaram a expansão da mineração e da ocupação do território brasileiro. Seu modo de vida era muito único devido a natureza de sua atividade, o que se via refletido também em sua alimentação. Utilizavam um aparato denominado de trempe, formado por um gancho onde o caldeirão era pendurado acima do fogo. Sua alimentação consistia basicamente em gêneros alimentícios como o feijão, farinha, torresmo e banha de porco. Este prato é conhecido em Congonhas do Norte como Feijão Ferrado, e é um símbolo de nossa história, sendo por isso a receita que apresentaremos a seguir.
Da Série: Receitas Históricas de Minas Gerais*
Cozinhe o feijão em um ponto que fique levemente rígido, semelhante ao do feijão tropeiro.
Retire da lata e frite separadamente o toucinho. O toucinho de barriga é um torresmo que é frito e armazenado na banha de porco.
Seguindo a tradição, já que na época dos tropeiros o número de vasilhas disponíveis para o preparo dos alimentos era limitada, o tempero e a mistura dos ingredientes é realizada no prato onde será servido.
Coloque o feijão cozido, com tempero a gosto, de um lado do prato, e do outro coloque a farinha.
Quando o toucinho estiver bem quente, utilize também a gordura fervendo, e despeje ambos sobre o feijão.
Misture bem todos os ingredientes.
Caso queira incrementar um pouco o prato, pode acrescentar também ovos e cebolinha.
Conhecer Congonhas do Norte é mergulhar na história, experienciar os saberes e sabores do campo, e ter a oportunidade de se maravilhar com belezas naturais únicas, e ainda intocadas, da Cordilheira do Espinhaço. Conheça mais sobre nossa cidade, e planeje sua viagem, no perfil do instagram @visitecongonhasdonorte. Prepare-se para um turismo de base comunitária, com experiências únicas e enriquecedoras. Entenda um pouco mais do trabalho de resgate e valorização cultural no perfil do Espaço Educacional @projetocontraponto.
*Material enviado por Severin Malte, KOPA turismo kopaturismo@gmail.com , e sua rede de parceiros do turismo no Território do Espinhaço- Minas Gerais
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Congonhas do Norte está localizado no Território Espinhaço/Garimpo
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!