O Territórios Gastronômicos apresenta hoje a última receita da série Os Escondidinhos de Minas, com uma versão especial de abóbora com carne seca, um sucesso nas noites de Juiz de Fora. Confira
– Meia abóbora-moranga
– Meia lata de creme de leite
– 1 colher (chá) de glutamato monossódico
– 1 colher (chá) de alecrim
– 1 kg de carne seca
– 1 colher (sopa) de manteiga
– Meia cebola ralada
– 200 g de queijo parmesão ralado
– Sal a gosto
Deixar a carne seca de molho em três águas, por três horas a cada vez, para retirar o sal.
Cozinhá-la na panela de pressão, com água até encher a panela, por 40 minutos.
Desfiar a carne e refogá-la, em frigideira, com a manteiga e a cebola.
Para o purê, cozinhar a abóbora descascada e picada, até que fique desmanchando.
Passá-la no espremedor de batata e levá-la ao fogo com o creme de leite, o glutamato monossódico, o sal e o alecrim.
Misturar até que fique consistente.
Em um refratário, colocar carne seca e, por cima, uma camada de purê. Pôr o queijo ralado e levar ao forno para gratinar.
Ele sempre foi fascinado pela noite e, por isso, mais que freqüentar, resolveu também fazer parte dela. Foi assim que o empresário Célio Oliveira resolveu largar o trabalho em um banco para se dedicar, em Juiz de Fora, à administração de bares e restaurantes. Hoje, são duas unidades do Churrasqueira, especializado em carnes, e o Mercearia, um bar que, segundo Célio, tem inspiração nos botecos do Rio de Janeiro, cidade que, pela proximidade, exerce grande influência sobre Juiz de Fora.
E é do Mercearia que vem a receita do escondidinho de abóbora com carne seca, uma delícia garimpada entre dezenas de outras no cardápio da casa, que oferece de torresmo a sushi. “Está havendo uma mudança nos botecos. Ainda há os tira-gostos tradicionais, mas entraram também pratos com mais sofisticação e ingredientes selecionados”, diz, listando três itens que não podem faltar para atrair a clientela: “Boa carta de cachaças, tira-gostos e cerveja gelada”.
Localizado no Bairro Alto dos Passos, o Mercearia está em uma das esquinas em que há maior concentração de bares e não falta público para nenhum deles. O movimento da Rua Dom Viçoso não pára e até mesmo durante a semana há quem espere na porta por uma mesa vaga no Mercearia. É aí que fica comprovada a tese de que, na falta de mar, o mineiro vai ao bar.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Juiz de Fora está localizado no Território Mantiqueira/Mata Brejaúba
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!