Essa quitanda histórica em Minas Gerais tem nomes diferentes em algumas regiões do estado, como cobu ou cubu, joão deitado, pau a pique, e fazia parte da alimentação dos tropeiros que cruzavam as trilhas de Minas Gerais.
As Quitandas Caseiras da Vó Maria
O famoso Cabo de Machado ou Cubu, é mais uma das quitandas maravilhosas produzidas por Dona Maria Cordeiro Maciel, a Vó Maria. Quem conta é a Ereni Pimenta, parceira e colaboradora do Territórios Gastronômicos na região de Capelinha no Vale do Jequitinhonha.


Segundo Ereni, as quitandas da Vó Maria são produzidas há 10 anos, sendo a principal fonte de renda da família, e ultimamente fazia o maior sucesso nas feiras livres aos sábados na cidade, mas os eventos atualmente estão fechados devido a pandemia do Covid-19.
“Nossa maior venda era aos sábados na feira livre de capelinha, porém com a pandemia a feira foi fechada e não podíamos mais vender nosso produto. Abrimos nosso próprio negócio e graças a Deus estamos crescendo bastante”, conta Vó Maria.
Aprenda essa receita histórica de Cabo de Machado de Dona Maria. É simples e perfeita para acompanhar um cafezinho.
Cabo de Machado – Receita
Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
Ingredientes:
- 1 kg de fubá
- 2 litros de água
- 800g de rapadura
- 2 copos de açúcar cristal
- 1 copo americano de banha de porco
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
- 6 ovos
Preparo:
- Ferva a água, a rapadura, o açúcar, a banha e o sal. Vá pondo o fubá, mexendo para não empelotar, até adquirir a consistência de uma polenta firme. Tire do fogo e deixe esfriar.
- Acrescente fermento, bicarbonato e ovos.
- Limpe a folha de bananeira com um pano ou água. Ponha a massa na folha, enrole e leve ao forno por cerca de 40 minutos.
Veja uma versão diferente do Cobu em outra região de Minas Gerais


Serviço:
Quitanda Caseira Dona Maria
Avenida Dinamarca 180, bairro Jardim Aeroporto –
Capelinha MG (33) 99139 7380
Instagram: @donamaria.quitandacaseira
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Capelinha está localizado no Território dos Rios/Rio Jequitinhonha


Veja matérias da colaboradora Ereni Pimenta de Capelinha-MG
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.