Desfrute de outra versão do tradicional escondidinho, desta vez com frango. A receita foi apresentada por uma famosa cozinheira de uma pequena comunidade em Minas Gerais.
O Territórios Gastronômicos apresenta mais uma deliciosa receita dos Escondidinhos de Minas, desta vez trazendo os sabores de Joaquim Felício, município do cerrado mineiro, localizado na bela Serra do Cabral. Quem forneceu a receita foi a cozinheira Aparecida de Jesus da comunidade de Riacho do Barro, que além das panelas, divide seu tempo produzindo os famosos requeijões escuros de Minas Gerais. Confira abaixo a receita do seu delicioso escondidinho de mandioca com frango.
Escondidinho de mandioca com frango
Da Série: Os Escondidinhos de Minas*
Ingredientes:
– 2 kg de mandioca cozida
– 1,5 kg de peito de frango cozido, temperado e desfiado
– 2 latas de creme de leite
– 3 latas de milho verde
– 300 g de presunto em fatias
– 300 gde muçarela em fatias
– 1 vidro pequeno de azeitona
– 1 cebola picada
– 1 pimentão picado
– Cheiro-verde a gosto
– 2 colheres (sopa) de óleo
– Tempero a gosto
Preparo:
Refogar, no óleo, o tempero, a cebola, o pimentão, o cheiro-verde e as azeitonas, que devem ser cortadas em pedaços bem pequenos.
Retirar do fogo e misturar com o frango desfiado e o milho verde. Reservar.
Amassar bem a mandioca e misturar o creme de leite, de modo a ficar bem homogêneo.
Em uma travessa, fazer uma camada com metade da massa de mandioca, seguida do molho com frango, o restante da mandioca e, por fim, o presunto e a muçarela.
Levar ao forno por menos de 10 minutos, tempo suficiente para derreter o queijo.


*Receita fornecida por Aparecida de Jesus Gomes Benfica, de Joaquim Felício para o Projeto Sabores de Minas


Diversidade que Cativa
Além de aproximar as pessoas, a cozinha tem o dom de derrubar fronteiras e unir culturas dos mais diversos lugares. São temperos trazidos de longe, que dão toque final à comida da terra ou receitas típicas de outras paragens que por aqui, ganham ares de iguaria mineira. Exemplos não faltam. Basta ver o escondidinho, prato tradicional do Nordeste que há tempos brilha em nossas mesas vestido com as mais diversas roupagens.
No Vale do Jequitinhonha experimentamos o de abóbora com carne de cordeiro, no Norte, o de mandioca com carne seca, em Patos de Minas, o de milho verde com linguiça. Agora em Joaquim Felício, salivamos diante da receita de frango com mandioca.
A iguaria é levada à mesa por Aparecida de Jesus Gomes Benfica, moradora da Comunidade de Riacho do Barro. Enquanto serve os visitantes com generosas porções, ela conta um pouco de sua rotina, que se divide entre cuidar da casa e preparar delícias como o requeijão escuro, outra tradição do lugar.
Os pratos, mal esvaziaram e a sobremesa chega como mais uma tentação. Resistir é pura bobagem.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Joaquim Felício está localizado no Território Cerrado/ Serra do Cabral


Aprenda mais 3 deliciosas receitas das cozinheiras de Joaquim Felício
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.