Essa deliciosa receita vem lá do triângulo mineiro, da cidade de Frutal, a “terra do abacaxi”. Uma ótima idéia para divertir a criançada e alegrar o seu final de semana. Experimente!
Bombom de nozes
Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*
Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado
– 3 colheres de sopa de coco ralado
– 1 colher de chá de farinha de trigo
– 1 colher de chá de manteiga
– 150 g de nozes picadas
– Glaçúcar (açúcar de confeiteiro)
– 500 g de chocolate ao leite em barra
Modo de Preparo:
Juntar os ingredientes – exceto o chocolate e as nozes – numa panela em fogo alto, e mexer até desgrudar do fundo.
Despejar o conteúdo numa travessa e esperar esfriar. Pôr na geladeira e, quando atingir uma consistência firme, enrolar, colocar pedacinhos de nozes e fechar.
Passar no glaçúcar.
Colocar na geladeira até endurecer (por cerca de 12 horas) e, em seguida, mergulhar os bombons no chocolate, derretido em banho-maria.
Colocar no papel alumínio para secar. Para decorar, enrolar com papel chumbo.


*Receita fornecida por Marilce Abadia Castino, de Frutal para o Projeto Sabores de Minas
Impossível parar
Festas de casamento, de 15 anos, formatura, bodas de prata e tantas outras comemorações não são as mesmas sem os bombons de Marilce Abadia Castino, de 59 anos. Aliás, difícil é o fim de semana em que a doceira não passa as noites mexendo nas panelas ou enrolando docinhos. Mas, para essa uberabense, radicada há 33 anos em Frutal, a dura rotina é recompensada pelo prazer de cozinhar e adoçar a vida das pessoas.
Aprendeu a fazer doces com uma amiga e já fez cursos em São José do Rio Preto (SP). “Acabei ficando no lugar dela, que já tinha clientela, e não parei mais. São dez anos de dedicação”, diz, enquanto mostra as quatro geladeiras abarrotadas de bombons, prontos para alegrar mais uma festa. É brigadeiro, beijinho, trufa, cajuzinho, olho-de-sogra…hum! Sem falar nos bombons de cereja, licor, damasco, abacaxi, passas ao rum, além do de nozes, uma de suas especialidades.
E não há como comer um só. Impossível passar incólume por tantas gostosuras. O jeito é provar uma de cada, sem pudor. Dieta? Só no mês que vem.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Frutal está localizado no Território Cerrado/Rio Grande


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.