É só falar em segredos de cozinha que todos se animam, mas este da Mestra Losa Pádua do município de Itabirito-MG, é mais estratégia do que segredinho propriamente dito. Trata-se de uma iguaria que ela propositadamente faz somente em uma época do ano para comemorar o São João com os filhos, netos e sobrinhos. A espera é longa né? Mas como junho ainda está longe nós resolvemos antecipar um pouco a alegria com esta receita simples e aconchegante. Mas a Dona Losa, como toda boa mestra, ensina um segredinho também. Experimente preparar esta delícia. Aproveite!
Bolo de mandioca
Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de mandioca crua e ralada
– 1 xícara (chá) de queijo ralado
– 1 xícara e meia (chá) de açúcar refinado
– 2 colheres (sopa) de margarina
– 4 ovos
Preparo:
Na batedeira, bater o açúcar com as gemas e misturar, aos poucos, a margarina, a mandioca, as claras em neve e, por último, o queijo ralado. Pôr em fôrma untada e assar em forno pré-aquecido por 20 minutos. Servir frio.


*Receita fornecida por Losa Pádua, de Itabirito para o Projeto Sabores de Minas
Recompensa da espera
Chegou a hora de preparar o chapéu de palha e as bandeirolas, convidar compadres e comadres para dançar quadrilha, acender a fogueira, soltar rojões e se lambuzar com a deliciosa culinária das festas juninas. É nesta época do ano que Minas se transforma em um enorme arraial e os quitutes invadem as cozinhas. Em clima de festa na roça, a viagem começa por Itabirito, a 55 quilômetros de Belo Horizonte, na região do quadrilátero ferrífero.
Contemplado pelos apreciadores da boa mesa, o município abriga cozinheiros de mão cheia, que agradam a gregos e troianos. Tanto é que Fernando Sá saiu de BH só para beliscar o famoso bolo de mandioca da Tia Losa, e é atrás dele que os viajantes também seguem, ávidos por experimentar a iguaria. E ele jura: “É de comer ajoelhado”. Não é que tem razão? O bolo, que parece mais quindim, derrete na boca e é impossível ficar só no primeiro pedaço.
“Aprendi essa receita com a minha mãe. O segredo é não pôr fermento nem conservante”, revela a dona-de-casa Losa Pádua. Mas o motivo da reclamação de filhos, netos e sobrinhos é que ela gosta de preparar o doce só nesta época do ano, o que leva a família esperar, ansiosamente, a chegada de junho. Enquanto todos devoram o bolo de mandioca, a dona-de-casa põe na mesa um delicioso licor de jabuticaba.
“Com a chegada do frio, não há nada melhor do que degustar uma boa bebida e um bom doce”, diz. O mês de Santo Antônio, São João e de São Pedro, de fato, aguça o paladar e reserva ótimas surpresas gastronômicas.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Itabirito está localizado no Território Central/Entorno


Saiba mais sobre os Territórios Gastronômicos de Minas Gerais


Venda do livro: Letramento Editora e Livraria
Veja mais receitas com mandioca e queijo:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
O forno deve ser aquecido a quantos graus? Posso usar manteiga no lugar da margarina? Obrigado