Muitos vão relembrar um pouco da infância com esses deliciosos caramelos, e a criançada vai adorar. Experimente fazer! É muito fácil e divertido.
Caramelo caseiro
Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*
Ingredientes:
– 10 litros de leite
– 5 kg de açúcar cristal
– 1 litro de mel
– 10 g de bicarbonato de sódio
– Manteiga para untar
Material
– Papel manteiga para embrulhar
Preparo:
Levar ao fogo médio, em um tacho, o leite, o açúcar e o bicarbonato de sódio. Mexer até virar um doce de leite mole. Pôr o mel e mexer até dar o ponto, que pode ser medido colocando uma pequena porção da massa em um recipiente com água. Caso vire uma balinha, está pronto. Despejar o doce em um tabuleiro untado com manteiga. Quando estiver morno, despejar em uma superfície bem lisa e abrir com um rolo, até ficar com espessura de aproximadamente 1,5 centímetro.
Cortar quadradinhos do tamanho desejado e embrulhar, um a um, em pedaços de papel.


*Receita fornecida por José Rinaldo Nascimento, de Leopoldina para o Projeto Sabores de Minas


Guloseima que traz o passado
Quem não sente a infância bater à porta quando se está diante de uma travessa de guloseimas? Dá vontade de se entregar à tentação e deixar de lado qualquer que seja a preocupação. Chegar à casa de José Rinaldo Nascimento Morais, ou Zé Ramiro, é experimentar essa sensação. Morador do distrito de Providência, em Leopoldina, ele produz deliciosos caramelos caseiros que são vendidos em sua padaria e mandados para fora da cidade.
Ele conta que a ideia de fazer os doces surgiu para aproveitar o leite produzido em sua fazenda. A receita é de família, mas com o tempo o mineiro foi dando seu toque pessoal à iguaria. É o caso do mel usado no preparo, como ensina Zé Ramiro: “Pode usar o mel de abelhas, mas quando se faz mais quantidade é melhor usar um mel caseiro, para não açucarar”. Para o mel caseiro, ele usa cinco quilos de açúcar, 30 gramas de ácido cítrico e três litros de água.
Leva tudo ao fogo e mede o ponto usando o velho truque de pôr uma pequena porção da mistura na água e observar se vai formar uma balinha. O mel pode ser armazenado em garrafas e usado sempre que for fazer o caramelo. Tomou nota? Então, se quer se sentir criança, aproveite esta receita que, certamente, vai mexer com o coração.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Leopoldina está localizado no Território Mantiqueira/Mata Brejaúba


Veja outras receitas dos doces de Minas Gerais
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Sou de Leopoldina e meu avô junto com meu pai faziam esses caramelos de mel… foi muita coincidência essa reportagem que me deixou emocionada e saudosa…