– 1 frango caipira picado
– 1 cebola ralada
– 2 dentes de alho picados
– 1 colher (café) de açafrão
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 300 g de macarrão furadinho
– Cheiro-verde a gosto
– 1 kg de feijão carioca cozido
– 3 dentes de alho picados
– 3 colheres (sopa) de óleo ou banha de porco
– 300 g de bacon picado
– 300 g de linguiça defumada picadinha
– Cheiro-verde a gosto
– 100 g de farinha de mandioca
– 1 cebola grande picada
– 1 pitada de pimenta-do-reino
– 2 ovos cozidos e cortados em rodelas
– sal a gosto
Em uma panela grande, aquecer o óleo e refogar a cebola, o alho, o açafrão, o frango e o sal. Quando dourar, cobrir com água e deixar cozinhar, com a panela tapada, por cerca de 40 minutos.
Pôr o macarrão e cobrir novamente com água. Pôr o cheiro-verde e deixar cozinhar.
Para o tutu, bater o feijão, com o caldo do cozimento, no liquidificador. Se necessário, pôr um pouco de água para bater. Em uma panela, aquecer o óleo e fritar o bacon, a linguiça, a cebola, o alho e o sal.
Sem escorrer a gordura, pôr o feijão batido, misturar e pôr um pouco de água. Quando começar a ferver, pôr a farinha aos poucos e mexer. Decorar com as rodelas de ovo cozido e cheiro-verde.
Servir acompanhado do frango com macarrão.
Sob as bênçãos de Nossa Senhora de Abadia, os viajantes chegam a Romaria, a 483 quilômetros da capital. Na pequena cidade de aproximadamente 3,5 mil habitantes, a religiosidade não fica apenas no nome. É o cartão de visitas do lugar, que chega a receber milhares de visitantes ao longo do mês de agosto. Além de festejar a padroeira, no dia 15, a comunidade faz reverências a Padre Eustáquio, missionário holandês que, antes de chegar à capital, passou uma década na cidadezinha.
E, se a fé alimenta a alma, durante as festividades não podem faltar divinas iguarias para cuidar do corpo. Entre os encarregados dessa missão estão Simone da Silva Ribeiro e Marina Alves da Silva, ambas moradoras da comunidade rural de Santa Fé. Entre os pratos típicos servidos nas barraquinhas, elas concordam que o frango caipira com macarrão e tutu é o campeão de audiência. “Também preparamos a receita na Festa de Reis.
Não pode faltar, pois o povo adora”, fala Marina. E motivos para tamanho sucesso não faltam. Afinal de contas, não há como discutir que frango caipira tem lugar de honra na vasta culinária mineira. Ao serem acomodadas na mesa, as panelas exalam aroma sem igual. E, já na primeira garfada, o tempero se encarrega do resto: encantar plenamente.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Romaria está localizado no Território Cerrado/Rio Paranaíba
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!