– 180 g de magret de canard (peito de pato) inteiro
– 1 dose de vinho do porto
– 5 g de blueberries
– 60 g de arroz cozido e temperado
– 15 g de champignon de paris fresco e cortado em lâminas
– 1 dose de espumante
– Meia colher (café) de curry
– 1 dose de vinho do porto
– 20 ml de creme de leite
– 10 g de manteiga
– 1 ramo de alecrim
– 10 g de cebola picadinha
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Azeite suficiente para untar a frigideira
Temperar o peito de pato com sal e pimenta-do-reino. Untar uma frigideira com azeite e saltear a carne inteira, para que ela fique dourada dos dois lados. Em uma assadeira, levar a carne ao forno aquecido a 200 graus, por cinco minutos. Retirar da assadeira, de modo que seja escorrida a gordura. Na mesma frigideira onde foi salteado o peito de pato, levar ao fogo as blueberries inteiras e o vinho do porto.
Assim que o líquido começar a secar, retirar do fogo e reservar. Em outra frigideira, refogar, na manteiga, a cebola, os cogumelos e o curry. Pôr o espumante e deixar reduzir. Acrescentar o arroz e mexer. Retirar do fogo e misturar o creme de leite. Caso precise de mais sal, acrescentar. Em um prato, pôr molho de blueberries e, por cima, o peito de pato já fatiado. Servir com o arroz.
Para saudar o novo ano, nada melhor que abrir as panelas e sentar-se à mesa em uma cozinha de outra região das Gerais. A primeira jornada de 2011 percorre Barbacena, a 173 quilômetros da capital, e cidades de seu entorno. Na terra das rosas, outros perfumes e cores causam suspiros. Constatação feita ao entrar no restaurante Tulha do Chefe, lugar onde sofisticação e sabor andam de braços dados. No comando da casa está o chefe André Borgo, que há sete anos contempla o paladar barbacenense com invenções de dar água na boca e preciosos segredos.
É o caso do magret de canard, ou peito de pato, ao molho de blueberries. Além da maciez e tempero na medida da carne, chamam a atenção o paladar, um tanto quanto ácido, e o nome curioso da fruta. Nativa dos Estados Unidos e Canadá, o blueberry ou ou mirtilo, denominação que ganhou no Brasil, foi introduzida no país na década de 1980 e seu consumo ainda não é muito popular por aqui. Barbacena é um dos locais onde há plantações, motivo pelo qual André a tem como ingrediente sempre à mão.
“Procuro privilegiar o que é cultivado aqui, para ter o produto fresco.” Sem demora, os viajantes saboreiam a criação do chefe que, mesmo incomum ao nosso paladar, é uma delícia.
Mapa dos Territórios gastronômicos de Minas Gerais: O município de Barbacena está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!