Receitas históricas de Minas Gerais*
– 250 g de fígado
– 1 cebola fatiada
– Alho e sal a gosto
– Molho de pimenta a gosto
Temperar o fígado inteiro com alho e sal e pôr na geladeira de um dia para outro. Pôr o fígado inteiro na chapa quente, com um pouco de óleo, juntar a cebola e cortar tudo junto, no estilo tira-gosto, com o fogo aceso. Enquanto se corta em pedaços, vai-se virando o fígado para ficar no ponto. Verificar o tempero e adicionar sal e molho de pimenta a gosto.
Dica TG: Para o Clássico com jiló, é só cortar em rodelas fininhas o jiló, temperar com sal e, se quiser pingar um pouco de limão, fritar ligeiramente ao lado na chapa, e finalizar misturando ao fígado com as cebolas. Uma pimentinha para quem gosta vai bem. Servir quente acompanhado de uma cerveja geladinha ou uma cachaça artesanal mineira.
Cartão de visitas melhor não há para quem chega a Belo Horizonte disposto a conhecer sabores e aromas da cidade. O Mercado Central, na Avenida Augusto de Lima, Centro, reúne o que há de melhor em comidas típicas, bebidas, artesanato e animação. Nada melhor do que tomar uma cerveja no balcão e beliscar um fígado acebolado feito no capricho e com toda a manha de quem é mestre no assunto. Ficou tentado?
Então passe algumas horas no Bar da Tia, de Maurício Oliveira Rocha. Brincalhão, ele se declara “o filho da Tia”, que, na verdade, é sua mãe, a dona Bida, de 62 anos, quituteira de mão cheia que lhe ensinou macetes e receitas. O movimento no bar parece um filme em alta velocidade: a todo momento chega um freguês pedindo tira-gosto e birita, para alegria do cozinheiro Tarcísio José da Silva, que nem se afoba.
De olho na capa quente, Tarcísio conta que toda comida tem seu pulo-do-gato e, no caso do fígado, é importante saber dar “o tombo”. E o que vem a ser isso, meu São Benedito, protetor das cozinhas? Tombo é cortar o fígado e revirá-lo ao mesmo tempo, para que fique no ponto e bem misturado à cebola. Além dessa versão, existe a clássica com jiló, que tem história interessante. “Quando o bar abriu, há 24 anos, os próprios freqüentadores traziam o jiló para a minha mãe fazer.
Aí deu certo e virou moda”, conta Maurício, antes de correr para atender mais um cliente.
Foto da Capa: Chef Rosilene Campolina – Portal Chef a Chef
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Belo Horizonte está localizado no Território Central/Região Metropolitana
Sugestão de presente de Natal, com doces e quitandas especiais com produtos e sabores de Minas Gerais
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!