Por: Lucas Mourão – Jaca Verde Panc*
Conheça um pouco mais dessa fruta nativa pouco usada no dia a dia
Lembro bem há uns 15 anos atrás, na minha infância, quando meu tio, um grande entusiasta da cultura mineira e de frutíferas nativas, me apresentou duas frutas nativas amarelinhas, bem aromáticas, que me foi impossível esquecer: uvaia e cagaita! Recentemente, ao voltar no sítio, reencontrei uma delas, com sua árvore carregada de frutos amarelos e tive uma lembrança boa do meu querido tio (já falecido) e seu incrível conhecimento das frutas.
Frutinha amarela, em formato de pêra, que aparece em alguns quintais mineiros na época de primavera, a uvaia é ainda uma fruta que passa bem despercebida pela maioria dos brasileiros, apesar do seu incrível potencial culinário!
Também conhecida por uvalha e orvalha, a uvaia (Eugenia pyriformis) é um fruto amarelo suculento, em formato de pêra (por isso o pyriformis em seu nome científico) que vem de uma árvore pequena, de folhas pequenas verde escuras, e flores brancas perfumadas que atraem abelhas. É comum nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e também em algumas regiões do Paraguai e Argentina. Seu nome vem da língua indígena Guarani “ybaaia” que significa ‘fruta ácida’, já indicando o seu sabor, que é bem ácido, mas também doce. É conhecida pelos Guaranis desde antes da chegada europeia em terras brasileiras, principalmente na região do Paraná. Em 1600 já era citada por padres jesuítas em seus relatos e no começo de 1700 foi descrita pelo Frei Antônio do Rosário em sua famosa obra “Frutas do Brasil”. Também aparece em obras da literatura nacional, tais como “Iracema” e “O Guarani”, ambas de José de Alencar, o que reforça sua importância cultural no país.
Apesar de toda essa relevância, é bem raro encontrar uvaia para vender em sacolões e feiras, mesmo quando é sua época de frutificação. Uma das razões para isso é que ela é bem perecível e sensível ao transporte. Mas pode ser comercializada congelada, inteira ou na forma de polpa, sem prejuízo no sabor!
É uma fruta rica em vitamina C, fibras e carboidratos, ideal para fazer sucos, doces, geleia, sorvete, picolé, licor, e também vinagre, drinks alcóolicos, bebidas fermentadas…e o que mais sua imaginação te levar a criar na cozinha! Geralmente, quando se vê comercializada, é no formato de polpa congelada, geleia ou licor. Mas na Jaca Verde PANC, desenvolvi algumas receitas inusitadas com a uvaia, como por exemplo: bolo, refrigerante natural, kombucha, ‘mostarda’ e chutney. Nessa postagem compartilho com você duas delas, a receita de chutney e a de kombucha.
Chutney de uvaia
Ingredientes:
Modo de fazer:
Refogue a cebola picada no azeite até dourar. Junte as uvaias sem sementes e o açúcar e refogue por uns minutos. Depois adicione os temperos e vinagre. Quando estiver bem aromático e engrossado, finalize com as folhas de levante bem picadinhas, desligue o fogo e espere esfriar para servir junto a torradas, pães ou como acompanhamento de outros pratos principais. Guardando na geladeira em pote fechado dura até 5 dias.
Kombucha de uvaia
Ingredientes:
Como fazer:
Junte a kombucha já fermentada com o suco de uvaia e o gengibre em uma boa garrafa que aguente pressão, deixando um vazio de dois dedos entre o líquido e a tampa. Deixe fermentar em local escuro, em temperatura ambiente, por 1 a 3 dias. Leve para a geladeira antes de abrir.
Outras curiosidades interessantes sobre a uvaia:
Onde encontrar?
A uvaia ainda pode ser encontrada em alguns quintais de casas mineiras, em áreas florestais de Cerrado ou Mata Atlântica.
Conheço também alguns fornecedores de polpa e geleia dessa preciosidade, que deixo aqui embaixo caso queiram entrar em contato:
Caso deseje mudas da espécie, basta entrar em contato conosco da Jaca Verde PANC para encomendas: Instagram: @jacaverdepanc / Site: www.jacaverdepanc.com.br
Kombucha de uvaia
Todas as fotos são de autoria de Lucas Mourão / Jaca Verde PANC. Se deseja usá-las entre em contato com o autor.
Referências:
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!