O Bacalhau talvez seja o peixe que mais viajou pelo mundo nas expedições marítimas dos Portugueses, mas em Minas Gerais este delicioso pescado das águas geladas do norte ganhou o sertão e o coração dos mineiros, se tornando mais uma das referencias gastronômicas históricas do estado. Experimente esta receita de bolinhos fritos com ervinhas frescas da horta. Bom proveito!
Bolinho de bacalhau à mineira
Das Séries: Quintais e Quitandas de Minas Gerais e Petiscos dos Botecos de Minas Gerais*
Ingredientes:
– 200 g de bacalhau de boa qualidade
– 800 g de batata
– 1 molho de salsa
– 1 molho de cebolinha
– 1 alho socado
– Pimenta a gosto
– 1 colher (de sopa) de azeite extra-virgem
Preparo:
Deixar o bacalhau de molho, de um dia para outro. Cozinhá-lo e desfiá-lo bem. Cozinhar a batata descascada, escorrer e passar no espremedor. Adicionar a salsa e a cebolinha batidas e acrescentar o bacalhau desfiado, misturando tudo para ficar uniforme e consistente. Enrolar e fritar na gordura muito quente – os bolinhos devem ficar submersos. Tirar com a escumadeira e colocar numa grelha. Servir com azeitonas pretas.
Rende 45 bolinhos pequenos.


*Receita fornecida por Domingos Chaves da Silva, de Itamonte para o Projeto Sabores de Minas
Cozinha sem fronteiras
O bolinho de bacalhau é petisco típico de além-mar e das cidades litorâneas do Brasil. Certo? Nem tanto. Como ainda não nasceu ninguém para dizer que culinária tem fronteiras – e limites, vale conhecer a interpretação de cada um sobre o petisco e as inúmeras variações sobre o tema. Carioca e filho de portugueses, Domingos Chaves da Silva recorre às origens para atestar que Minas é solo fértil para a alquimia das cozinhas.
Há dois anos, disposto a mudar de ares e a buscar águas mais tranqüilas, ele trocou o Rio de Janeiro por Itamonte, a 430 quilômetros de Belo Horizonte. Trouxe na bagagem a receita familiar. E resolveu inovar. “Bolo de bacalhau é alimento universal, mas, à mineira, leva condimentos da horta: cebolinha e salsa frescas, que dão sabor especial”, revela o cozinheiro
Dá gosto ver e provar o bolinho sequinho, feito na hora e acompanhado de azeitonas pretas. Domingos ensina um truque fundamental para o petisco não ficar encharcado e nem precisar de papel-toalha. Basta fritar na gordura bem quente e deixar os bolinhos submersos. Outra recomendação importante é usar bacalhau nobre, como o imperial, e azeite extra-virgem.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Itamonte está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suiça


Veja mais receitas de bolinhos fritos para acompanhar a cerveja gelada ou o vinho de sua preferência.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.