A mandioca, um dos principais ícones da gastronomia brasileira é homenageada nesta receita simples e nutritiva, de preparo ancestral , e que conta um pouco de nossa rica história dos 300 anos de Minas Gerais
Bolo de puba
Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
Ingredientes:
– 3 ovos
– 2 copos (tipo americano) de leite
– 2 colheres (sopa) de coco ralado
– 2 colheres (sopa) de queijo-de-minas ralado
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 1 colher (sopa) fermento
– 1 pitada de sal
– 1kg de mandioca descascada e cortada
Preparo:
Para a puba
Descascar e cortar em pedaços a mandioca e deixá-la de molho em uma bacia com água (até cobrir) por quatro dias no sol.
A mandioca vai começar a soltar uma espuma e ficará bem mole. Este é o ponto para desmanchá-la com as mãos e, em seguida, e passá-la em uma peneira com água limpa.
Pôr a massa que passou pela peneira em um pano e fazer uma trouxinha bem apertada, para que sair toda a água. Deixar essa trouxa dependurada de um dia para o outro.
Para o bolo
Bater no liquidificador os ingredientes, exceto o leite e o fermento.
Pôr a massa de puba em uma vasilha e acrescentar a mistura do bolo.
Amassar e pôr, aos poucos, o leite e o fermento.
Colocar em uma assadeira e levar ao fogo por 30 minutos.
*Receita fornecida por Domentília Alves Guimarães, de Itacarambi para o Projeto Sabores de Minas


O valor da mandioca
Se não for bem explicado, muita gente não vai saber o que é puba, mas, para quem vive em Itacarambi e região, a descrição está na ponta da língua. “É a massa da mandioca. Você põe na água e depois passa na peneira e em um pano para tirar a água”, ensina Domentília Alves Guimarães, em um cantinho da Feira da cidade, em que vende, entre outros produtos, o bolo de puba. Em meio à confusão do local, que reúne, aos domingos, produtores de toda a região em uma mistura de cores e aromas, uma parada na barraca de Domentília e do marido dá novo fôlego para as compras, principalmente se a quitanda for acompanhada de café fresquinho. Para aprender a fazer o bolo de puba e outras iguarias, Domentília, que diz não saber ler muito bem, passava horas observando a mãe na cozinha. Agora, além de fazer sucesso na cidade, o sabor da quitanda ultrapassa as divisas do estado. “Tenho filhos em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Sempre que vou visitá-los tenho que levar o bolo”, diz. Apesar de gostar de pôr o pé na estrada, Domentília nem pensa em morar longe de sua horta e de seu quintal. Itacarambi agradece, pois, aos domingos, o café da manhã com o delicioso gosto da roça está garantido.
Mapa dos Territórios gastronômicos de minas gerais: O município de Itacarambi está localizado no Território Cerrado/Sertão Veredas


Veja mais receitas especiais e históricas com mandioca, a raiz do Brasil
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.