Da Série: Receitas históricas de Minas Gerais*
– 1 litro de água
– 2 copos (tipo americano) de fubá branco
– Sal a gosto
– 200 g de carne bovina moída
– 3 colheres (sopa) de óleo
– 1 colher (sopa) de extrato de tomate
– Tempero a gosto
– Queijo-de-minas ralado
– 1 molho de bertalha
– Caldo de galinha ou de carne
Para o angu, levar a água ao fogo com o sal. Quando começar a ferver, pôr o fubá, previamente dissolvido na água fria, e mexer até engrossar. Despejar em uma travessa. Em duas colheres (sopa) de óleo, refogar a carne moída com tempero. Quando começar a dourar, pôr o extrato de tomate e um pouco de água, apenas para encorpar o refogado. Cobrir o angu com a carne e salpicar queijo ralado. Retirar as folhas da bertalha dos talos e lavar.
Rasgar e refogar no restante do óleo, com um pouco de caldo e sal. Retirar logo que as folhas começarem a murchar. Servir como acompanhamento do angu.
MINAS 300 ANOS: Clique aqui e veja uma versão da receita de Peixe com Abóbora, uma herança dos índios Cariris, que conta a história das cozinhas de Pirapora, cidade localizada às margens do Rio São Francisco, no Território do Cerrado mineiro:
Não há lugar melhor para se conhecer a cultura gastronômica de um lugar do que as feiras livres. Expostas nas bancas dos feirantes, as frutas, verduras e hortaliças enchem os olhos e colorem a paisagem, atraindo quem não é da terra com seus nomes e formas desconhecidas. Em Caxambu, João Argentino Nogueira é um dos responsáveis, há décadas, por levar o que a roça tem melhor para a gente da cidade. Em sua barraca há de tudo um pouco.
Com sua prosa tranquila, João fala aos visitantes sobre cada produto e elege os favoritos na mesa. Entre eles, há dois que se casam perfeitamente no fogão: o fubá branco e a bertalha, uma hortaliça que lembra, na aparência, o espinafre. Em sua casa, na comunidade rural do Retiro, pertencente a Baependi, a 380 quilômetros de BH, a esposa, Guiomar, prepara as iguarias com aquela simplicidade digna de encantamento.
No velho fogão a lenha, o angu branco ganha o ponto e a bertalha refogada perfuma o ambiente. Enquanto saboreia o prato, João recorda sua trajetória de labutas e orgulha-se de ainda trabalhar duro aos 74 anos. “Aos domingos, me levanto às 2h para ir à feira. Hoje vamos de carro ou carroça, mas antigamente eu ia a pé para Caxambu, carregando o cesto de verduras.” Histórias que enchem a mesa e ficam guardadas na memória.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Baependi está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça
VEJA MAIS RECEITAS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE MINAS GERAIS
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!