Chefs e Mestres

Chef Janaina Rueda conquista título em prêmio internacional

Por Isabel de Andrade*

Desde o início da pandemia, em março, o setor de bares e restaurantes foi um dos mais afetados pelas medidas de isolamento impostas pela Covid-19. Não foi diferente para a chef de cozinha Janaina Rueda, que é proprietária de dois restaurantes em São Paulo, “O Bar da Dona Onça” e “A Casa do Porco”, onde é sócia do marido, o chef Jefferson Rueda. Ela se viu obrigada a fechar os estabelecimentos. Mas, não se manteve inerte diante da transformação social imposta pelo isolamento e decidiu que era hora de ajudar os menos favorecidos.

Janaina Rueda com o marido, o chef Jefferson Rueda, são donos dos restaurantes O Bar da Dona Onça e A Casa do Porco em São Paulo ( Foto: reprodução Instagram)

Janaina arregaçou as mangas e reuniu chefs e funcionários do segmento da gastronomia de todo o Brasil para pressionar o governo a oferecer um alívio financeiro para a categoria. Em resposta à pressão, o governo federal concedeu benefícios para conter ainda mais demissões. Além desses esforços, a chef transformou o seu restaurante em um centro de distribuição que recebe doações de pessoas físicas e jurídicas e entrega itens essenciais às comunidades m ais vulneráveis do centro de São Paulo.

A trajetória de Janaina também é marcada por um importante trabalho na transformação da merenda escolar que começou em 2014. Ela beneficiou mais de 1,8 milhão de crianças ensinando cozinheiras a substituir alimentos processados ​​por pratos caseiros nutritivos, como a feijoada , o alimento básico nacional. O projeto foi suspenso pelo atual governo em 2019, mas Janaina espera retomar a iniciativa em breve.

Fornecer uma alimentação de qualidade e acessível a todos é uma missão para a chef. Tanto que O Bar da Dona Onça, aberto em 2008, serve pratos fartos como galinhada. A Casa do Porco é outro exemplo. O restaurante oferece um menu degustação que custa menos de US$ 30 por pessoa.

Chef Janaina Rueda é considerada um ícone em premiação internacional por suas ações de responsabilidade social ( Foto: reprodução Instagram)

Toda essa trajetória marcada pelas ações de responsabilidade social e o ativismo em busca de uma alimentação mais saudável e justa trouxeram para Janaina um importante reconhecimento. Ela foi a ganhadora do American Express Icon Award para os 50 melhores restaurantes da América Latina.

O American Express Icon Awards 2020 é o primeiro de uma série de prêmios especiais anunciados antes da lista Latin America’s 50 Best Restaurants em 2020. A proposta é apoiar o setor durante os tempos difíceis impostos pela pandemia. A escolha foi feita por mais de 250 especialistas do setor da gastronomia que fazem parte da Latin America’s 50 Best Restaurante Academy. Com a premiação, a chef brasileira Janaina Rueda se torna um ícone por seu trabalho com a comunidade local e passa a ser uma referência em todo o mundo.

Confira no vídeo um pouco do trabalho feito pela chef Janaina Rueda.

Fonte: 50 Best Restaurants TV

Territórios Gastronômicos

Posts Recentes

Segunda sem Carne: arepa de batata

Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.

3 anos atrás

Salada Waldorf

Uma salada deliciosa, sofisticada e fácil de ser preparada.

3 anos atrás

Experimente a caipirinha morena

Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.

3 anos atrás

Minerai: um novo conceito na gastronomia de Canaã dos Carajás

Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…

3 anos atrás

Fim de semana de festival gastronômico em Pequi

Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…

3 anos atrás

Idolo Giusti: Chef mateiro faz vivência na cultura de feijões e farinhas no sudeste do Pará

Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!