Por Isabel de Andrade*
A genialidade do chef Alex Atala surpreende. Ele mostra que ingredientes simples têm uma capacidade enorme de transformação. É o caso da borra de café que é usada para preparar sal de café e fazer parte do preparo de uma deliciosa abóbora com pó de pipoca. Confira a receita e veja o passo a passo no vídeo.
Ingredientes:
Borra de Café
Sal
Manteiga sem sal
2 abóboras pequenas (pode ser qualquer tipo, até chuchu ou abobrinha)
Canjica (comprada pronta)
Salsinha
Modo de preparo:
Pegar uma colher de sopa cheia de borra de café e acrescentar numa frigideira, pegar a mesma proporção de sal e colocar nessa mesma frigideira, deixar no fogo baixo e amassar os dois. Desligar o fogo e deixar secando.
Numa outra panela, acrescentar um pouco de óleo de Girassol e aquecer para fritar a canjica.
Colocar uma porção de canjica e desligar o fogo. Quando parar de borbulhar está pronto. Separar uma outra panela e com a ajuda de uma peneira, derramar a canjica delicadamente.
Cortar as duas abóboras no meio, retirar e separar as sementes, colocar aproximadamente uma colher de chá de manteiga dentro de cada uma, fechar com a parte superior da abóbora, colocar numa assadeira e assar por 20 minutos (importante: conferir o tempo de cozimento da abóbora selecionada).
Colocar o sal de café num recipiente, lavar frigideira e adicionar as sementes da abóbora sem os fios no fogo baixo, secando elas lentamente até ficar crocante e desligar fogo.
Colocar a canjica no liquidificador, pegar espátula de silicone para descolar das bordas e repetir processo até a canjica ficar um pó bem fininho. Despejar o pó de pipoca num papel toalha.
Descartar a parte superior da abóbora, cortar a parte inferior e colocar num prato fundo um pedaço para cima e outro de lado. Com uma peneira pequena e uma colher peneirar o pó de pipoca no prato todo.
Adicionar o sal de café na abobora e no fundo do prato, jogar algumas sementes de abóbora. E, para finalizar, cortar um pouco de salsinha e salpicar delicadamente no prato.
Serviço:
Instagram: @alexatala
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!