Aproveite este calor para preparar e se refrescar com a deliciosa sopa gelada de tomates, uma tradição espanhola na sua versão mineira
Gaspacho
Por: Chef Célia Braga*
Ingredientes:
– 10 tomates sem pele e sem sementes (dê preferência aos hidropônicos ou orgânicos)
– Um quarto de pepino picado com casca
– 50 ml de vinagre
– 1 dente de alho
– Um quarto de uma cebola média picada
– Azeite a gosto
– 12 folhas de manjericão picadas
– Molho de pimenta a gosto
– 1 ramo de manjericão (para decorar)
– Sal a gosto
– Suco de 1 limão siciliano
– 250 ml de creme de leite
Para o Chantili
– Raspa de 1 limão
– Raspa de 1 laranja
Preparo:
O chantili
Bater na batedeira o creme de leite, até que fique com a consistência de chantili. Pôr as raspas de limão e laranja. Misturar bem. Levar para gelar
A sopa
Bater os ingredientes no liquidificador e peneirar. Levar para gelar.
A montagem
Pôr a sopa na taça e colocar uma colher (sobremesa) do chantili sobre ela. Decorar com o ramo de manjericão, um dente de alho e uma rodela fina de limão siciliano. Servir bem gelado.


*Receita fornecida por Célia Braga, de Itabirito para o Projeto Sabores de Minas
Saudável proteção
Se o calor é marca registrada da estação, outro fenômeno típico desta época do ano são as chuvas de verão. Mas, ao mesmo tempo em que refrescam, elas causam estragos a lavouras, o que resulta no aumento de preço de muitas frutas e legumes. Em Itabirito, a 59 quilômetros de BH, os tomates, tão sensíveis a doenças e pragas, estão imunes às variações climáticas durante todo o ano. Por meio de uma tecnologia importada da Holanda, a empresa Tomates Tem tornou-se a maior produtora do Brasil, em escala comercial, de tomate hidropônico sem o uso de agrotóxicos.
“Ele são cultivados em uma estufa com área de 10 mil metros quadrados, com cobertura e laterais de vidro. Há sistema de ventilação por janelas e injeção de gás carbônico, além de controle de temperatura, irrigação e umidade relativa”, explica o gerente de produção da empresa, Weber Murtha. O cultivo não é em solo, e sim em lã de rocha, o que, segundo ele, faz com que o fruto se desenvolva mais rápido e sem contaminação.
Por mês, são vendidas 25 toneladas e a maior vantagem é que, com o controle da temperatura, o tomate é colhido o ano inteiro. “Eles não estão expostos ao tempo e não tomam chuva. A probabilidade de contrair doença ou fungo é muito menor.” A chefe de cozinha Célia Braga que o diga. Para a sua famosa e deliciosa sopa de tomate, também conhecida como gazpacho, ela faz questão de ter como ingredientes os tomates orgânicos ou hidropônicos.
“Não há tanta acidez e o sabor é outro”. De fato, a delícia servida gelada é de impressionar. Os Tomates Tem são vendidos em Belo Horizonte, no Mercado Central e em grandes redes de supermercados. Qualidade e saúde garantida nas quatro estações.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Itabirito está localizado no Território Central/Entorno


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.