– 1 kg de gergelim
– 500 g de açúcar cristal
– 250 g de farinha de mandioca fina
– 1 pilão ou liquidificador
Levar o gergelim ao fogo para torrar, por 10 minutos. Socar as sementes em um pilão ou bater no liquidificador, até obter uma pasta. Despejar em uma vasilha e misturar o açúcar e a farinha de mandioca. Mexer bem.
As descobertas das paisagens que inspiraram o grande escritor Guimarães Rosa não param de aparecer nesta caminhada. Algumas encantam pelos nomes desconhecidos por muitos. Outras surpreendem, justamente pelo contrário. A denominação pode até ser familiar, mas os usos vão muito além dos que estamos habituados. É o caso do gergelim, tão popular por estas bandas do sertão. A planta é encontrada em boa quantidade na região por causa de sua fácil adaptação às condições do cerrado.
E respeitando a lei de que na natureza nada se perde, a sabedoria popular tratou de testar as propriedades desse alimento. E descobriu que o gergelim é um aliado da saúde e do sabor. Que o diga a experiente cozinheira Waldirene Valéria de Souza, moradora do distrito de Sagarana. “A gente costuma misturar no leite, porque tem muita proteína e vitamina.” Ter o gergelim em casa é simples. Basta Waldirene cruzar a porta da cozinha e chegar ao quintal.
Lá está a árvore, com outras tantas que faz questão de cultivar. Há 10 anos trabalhando com culinária, ela teve como professora a mãe, que lhe ensinou a saborosa paçocada de gergelim. O doce é servido com gentileza pela mineira: uma porção nas mãos dos viajantes. Agradecidos, seguimos para mais um belo ensinamento.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Arinos está localizado no Território Cerrado/Buritis
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!