Da Série : Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 2 tabletes de caldo de carne
– 1 l de leite
-1 kg de mandioca cozida e batida com a água do cozimento
– 1 colheres (sopa) de salsinha picada
– Sal a gosto
– 700 g de farinha de trigo
– 1 kg de carne bovina (patinho) moída
– 4 dentes de alho picados
– 4 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado
– 4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
– 1 colher (sopa) de tempero caseiroContinua depois da publicidade
– 10 pimentas-malagueta amassadas (pode-se usar menor quantidade, segundo o gosto individual)
– 1 copo de requeijão cremoso
– 3 colheres (sopa) de óleo
– 1 colher (sopa) de colorau
– Leite
– Farinha de rosca
Para o recheio, refogar, no óleo, a cebola, o alho, o tempero, o colorau e a carne. Quando a carne já estiver pronta, pôr o requeijão e assim que misturar por completo, retirar do fogo. Para a massa, misturar a mandioca batida com os demais ingredientes, exceto a farinha, e levar ao fogo. Quando começar a ferver, pôr, aos poucos, a farinha e mexer. Retirar do fogo quando começar a desgrudar da panela.
Quando a massa estiver morna, retirar com uma colher (sopa) e abrir na mão. Pôr o recheio e fechar as extremidades, um quibe, porém mais achatado. Repetir o processo com toda a massa. Passar os bolinhos no leite e, em seguida, na farinha de rosca. Fritar em óleo quente, suficiente para cobrir.
Coxinha de frango, empadinha, espetinho de lombo, enroladinhos de presunto, croquete. Que atire a primeira pedra quem não saliva em pensar em uma travessa de salgadinhos quentinhos. Se os quitutes são preparados por salgadeiras caprichosas, com a massa e recheio na proporção certa, não há como resistir. Em Salinas, além de pratos tradicionais como doces e quitandas, há espaço para mãos habilidosas na arte dos salgados.
Basta perguntar a um, sondar com outro e logo aparecem nomes que fazem fama quando se toca no assunto. Uma dessas artistas é Maria Amorosa Cardoso Silva Oliveira, a Mora, que há 15 anos se dedica ao saboroso trabalho. Os ensinamentos lhe foram passados pela mãe, uma salgadeira que também fez história na cidade e hoje repete o sucesso em BH. Além dos salgadinhos clássicos, Mora inova com alguma experimentação na cozinha.
A última experiência resultou no delicado e apetitoso bolinho de mandioca com carne, que os fregueses apelidaram de pimentinha. O motivo do nome não é difícil de imaginar. Mora é amante das pimentas e não poupa o ingrediente em alguns de seus salgados, a não ser que o freguês não goste. Há pimenta com fartura na casa da salgadeira, que cultiva vasinhos das mais variadas qualidades. Com o apetite e, porque não, a gula saciada, os viajantes se despedem com a pimentinha guardada no paladar.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Salinas está localizado no Território Espinhaço/ Sertão Jequitinhonha
Veja mais receitas de salgadinhos fritos:
Bolinhos de abóbora com carne seca
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!