– 1 embalagem de 300g de massa folhada
– 230 g de açúcar refinado
– 5 limões
-1 litro de leite
– 13 gemas
– 30 g de amido de milho
– 60 g de farinha de trigo
– Morangos para finalizar
Levar ao fogo 800 ml de leite, o açúcar e o suco dos limões. Assim que ferver, retirar do fogo e reservar. Peneirar a farinha de trigo e o amido de milho e dissolver no restante do leite. Bater essa mistura na mão ou no liquidificador com as gemas, até ficarem esbranquiçadas. Levar o creme de limão de volta ao fogo até ferver. Despejar nas gemas batidas, passando em um coador e mexendo bem. Levar a mistura ao fogo, mexendo sem parar.
Deixar cozinhar por dois minutos após levantar fervura. Despejar em um recipiente e deixar esfriar. Abrir a massa folhada para que fique com a espessura bem fina. Pôr em uma assadeira forrada com papel manteiga e, com um garfo, fazer furos na massa. Cobrir a massa com outra folha de papel manteiga e pôr, por cima, uma outra assadeira, para que a massa não cresça e fique bem fina ao assar. Levar ao forno médio por 15 minutos.
Retirar a assadeira de cima e o papel manteiga e levar ao forno por mais 15 minutos, para dourar. Deixar esfriar e cortar em quadrados de 6 cm. Montar porções individuais, alternando quantas camadas quiser de massa, creme e, por cima, os morangos.
Depois de muito aprender, conhecer e, principalmente, experimentar, os viajantes se despedem do Vale do Aço, certos de que a bagagem voltará recheada de boas lembranças. E, para aproveitar o finalzinho de mais uma viagem, escolhemos uma receita cujo encanto começa pelo nome: mil folhas de morango ao perfume de limão. Quem apresenta a iguaria é a jovem chefe Luiza Amélia, de Ipatinga, que, aos 21 anos, já sabe bem o que quer.
Com um dom que herdou de família, Luiza tem se dedicado cada vez mais à gastronomia. Depois de trabalhar em alguns restaurantes, iniciou o curso de nutrição, em que confia para servir de base a seus projetos. Um deles já está em andamento: é o “Personal Chef”, um jeito diferente que Luiza encontrou para mostrar seu talento pela cidade. “Tem muita gente que quer comemorar alguma data ou oferecer um jantar, mas não quer ir a um restaurante e, muito menos, cozinhar.
É aí que entramos. Montamos um cardápio, compramos os ingredientes e preparamos os pratos”, conta. Com um cardápio repleto de delícias, difícil é se despedir da chefe ao fim dos serviços. Os viajantes, já com as malas na mão, que o digam! Até a próxima!
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Ipatinga está localizado no Território Rios/Rio Doce
Aprenda outras receitas internacionais:
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!