Aprenda esta receita tradicional das quitandas mineiras. É muito fácil de fazer e deliciosa para acompanhar um cafezinho.
Broa de farinha de milho
Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
Ingredientes:
– 500 ml de óleo
– 2,3 litros de leite
– 10 ovos
– 250 g de farinha de milho
– 230 g de farinha de trigo
– 150 g de queijo-parmesão ralado
– 850 g de açúcar cristal
– 30 g de fermento químico em pó
– 5 g de sal
Rende 4 Broas
Preparo:
Bater os ingredientes no liquidificador e despejar em uma forma redonda de aproximadamente 20 cm de diametro. Levar ao forno médio pré aquecido por cerca de 50 minutos ou até dourar.
* Receita fornecida por Marly Mamede de Caeté para o Projeto Sabores de Minas


Preciosos fogões de Caeté
Quem passa pela Rua Raimundo Peixoto, no Bairro José Brandão, em Caeté, tem a imaginação aguçada pelo aroma exalado de uma das casas. O pensamento voa tão longe que logo alcança o paladar. Por isso, o melhor a fazer é se deixar levar pelo cheirinho de quitanda no forno, que conduz até a casa de Marly Mamede, a Ló, como é chamada pela família. Na sexta-feira, ela abre as portas de sua casa para a freguesia, que é recepcionada com uma farta mesa de iguarias.
Em meio a tortas doces e salgadas, pães recheados, quiches, biscoitos de polvilho, roscas, pizzas e muito mais, há aqueles que optam pela novidade e outros que não abrem mão do que é tradicional. Para o segundo grupo, não há deleite maior que saborear uma generosa fatia da broa de farinha de milho, ainda mais quando acompanhada por café passado na hora. A quitanda é uma das campeãs de venda da mesa de Marly, que há dez anos se dedica ao saboroso ofício.
Para quem preferir saborear essa e outras delícias direto da fonte, Marly avisa que a mesa está posta.
Veja mais receitas das Quitandas de MInas Gerais:
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Caeté está localizado no Território Central/Entorno.


EA/TG – CENTRAL/ENTORNO
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.