Da Série Doces dos Quintais de Minas Gerais*
– 2 cocos ralados
– 5 kg de mamão verde
– 2,5 kg de açúcar cristal
– 3 abacaxis picados
– Raspa das cascas de 3 laranjas
– 8 fôrmas retangulares
Descascar os mamões e passá-los em um ralo. Deixar de molho por oito horas. Escorrer e levar ao fogo baixo em um tacho de cobre. Quando começar a soltar água, pôr os demais ingredientes. Misturar até o doce começar a soltar do fundo da panela. Despejar em fôrmas retangulares (de rapadura) e retirar assim que esfriar. A receita rende aproximadamente oito doces de um quilo. Se quiser fazer o doce em pasta, retirar do tacho um pouco antes de dar o ponto.
A cidade mais uma vez vai ficando para trás. É hora de conhecer outro das diversas localidades que guardam parte importante da cultura da região. O destino da vez é Tebas, no município de Leopoldina. Fundado no século 19, o distrito conserva sobrados e outros monumentos antigos, além de ser emoldurado por uma paisagem de serras e morros. Como já é de costume nos lugarejos, uma das tradições de Tebas é a confecção de doces caseiros, que tem no mineiro Sadyr Fonseca de Almeida um de seus expressivos representantes.
Foi com a avó que ele aprendeu as artimanhas dos tachos, que antes eram pequenos e hoje têm, cada um, capacidade para produzir 16 quilos de doce. O negócio iniciado há 15 anos tomou dimensões inesperadas. Hoje, os doces em barra e em pasta são levados para o Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Um dos campeões de pedidos é o de salada de frutas que, como o nome sugere, é uma mistura de vários sabores: abacaxi, coco, mamão e laranja.
Se deu água na boca só de ler, imagine a sensação ao experimentar a iguaria? Se cozinha é seu forte, não perca tempo. Vale a pena arriscar uma manobra nos tachos por tamanha gostosura.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Leopoldina está localizado no Território Mantiqueira/ Mata Brejaúba
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!