Acontece

Tropeirão da Apae promete movimentar a cidade de Oliveira

Por Isabel de Andrade*

O almoço do sábado, dia 22 de agosto, estará garantido para os moradores de Oliveira, na região centro-oeste de Minas. É que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae, está preparando uma ação que vai deixar a cidade inteira com água na boca, o Tropeirão da Apae.

As vendas dos ingressos já começaram e estão quase no fim. Vão terminar nesta sexta-feira, dia 14 de agosto. Mas, ainda dá tempo de garantir o seu. Em tempos de pandemia e isolamento social foi preciso se adaptar. É claro que não haverá um encontro presencial. Quem comprou o tropeiro poderá fazer a retirada na instituição ou recebê-lo em casa. O marmitex com meio quilo de feijão custa R$13.

Ingressos para o Tropeirão da Apae podem ser adquiridos até esta sexta, dia 14 de agosto ( Foto: divulgação)

A escolha da data não foi por acaso. É que todo ano, entre 21 e 28 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A diretora da Apae, Andréa Mara Silva Pinto, conta que esse período é celebrado anualmente com um almoço na instituição, onde as famílias dos alunos são recebidas. Mas, agora, devido à pandemi a, isso não será possível. Já o tropeiro foi escolhido porque é o prato mais apreciado pelos convidados durante esse almoço. “Como as famílias não poderão estar presentes este ano é um jeito de homenageá-las e ver as crianças representadas”, explica Andréa.

Parte dos ingredientes foi doada. A instituição também recebeu doação em dinheiro e do vasilhame onde será servido o tropeiro. Toda a verba arrecadada será de grande importância para a manutenção das atividades da Apae. Hoje, lá, são atendidos diariamente 110 alunos e usuários nas áreas de educação e assistência. Além disso, são feitos cerca de 200 atendimentos na área da saúde a pessoas com deficiências física e intelectual moradoras de Oliveira e região. Elas recebem tratamentos com psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta, pediatra, neurologista, terapeuta ocupacional.

A arte do adesivo que vai colado ao marmitex foi feita pelos alunos da Apae ( Foto: divulgação)

Um verdadeiro batalhão foi convocado para que tudo dê certo e o Tropeirão da Apae seja um sucesso. A preparação do prato ficará por conta das cozinheiras da Apae, Maria das Graças Machado e Juceli de Lourdes Dinis. E elas vão contar com um exército que ficará responsável pela cozinha, montagem, pesagem e entrega. Todos são voluntários. O trabalho vai começar bem cedo e as entregas serão feitas entre 11h e 13h. Segundo a diretora, é um trabalho de formiguinhas que, juntas, ganham força. “Nós somos muito unidos. Sozinho, a gente não dá conta de nada”, diz Andréa. Serão feitas 310 marmitas. E a expectativa, claro, é que não sobre nenhuma.

Serviço:
Para reservar o tropeirão ou oferecer qualquer tipo de ajuda à Apae é só ligar para (37) 3331-2665.

Territórios Gastronômicos

Posts Recentes

Segunda sem Carne: arepa de batata

Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.

3 anos atrás

Salada Waldorf

Uma salada deliciosa, sofisticada e fácil de ser preparada.

3 anos atrás

Experimente a caipirinha morena

Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.

3 anos atrás

Minerai: um novo conceito na gastronomia de Canaã dos Carajás

Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…

3 anos atrás

Fim de semana de festival gastronômico em Pequi

Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…

3 anos atrás

Idolo Giusti: Chef mateiro faz vivência na cultura de feijões e farinhas no sudeste do Pará

Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!