Por Isabel de Andrade*
Uma gostosura tamanho família. Esse foi o presente criado pela chef Agnes Farkasvolgyi para o Dia dos Pais. O nome escolhido por ela não poderia ser mais adequado, coxuda. Afinal, a coxinha tinha que ser batizada no superlativo.
O salgado pode pesar um ou dois quilos. É recheado com frango, catupiry e raspas de limão. Por dentro, uma explosão de cremosidade. Por fora, uma massa bem crocante.
A ideia surpreendente só poderia ter mesmo como autora uma chef que não se contenta com o óbvio. A chef Agnes é sinônimo de inovação e criatividade em tudo o que faz. Resultado da inquietação típica de quem se dedica às artes, uma das formações da cozinheira.
A chef conta que há sempre uma história por trás de suas invenções. “Sempre fico pensando em um atrativo que tem a cara da data comemorativa”, explica. Em anos anteriores, ela já lançou o pernil de cordeiro para o Dia dos Pais. Para ela, um prato que combina com a figura masculina.
Desta vez, a inspiração veio do marido. Henrique, que é músico e um talentoso fotógrafo, comentou que adoraria ganhar de presente um pernil parecido com as peças degustadas pelo personagem dos quadrinhos, Obelix. Veio então a ideia de criar a coxuda. Por que não?
Da concepção até a execução, foram aproximadamente 10 dias. Primeiro, foi preciso modelar. Depois, começaram os testes, principalmente de fritura. O salgado gigante é frito em um caldeirão com 50 centímetros de altura por 40 centímetros de largura. E detalhe: um por um. “A panela não pode ser muito larga por causa da quantidade de óleo”, explica a chef.
Depois de frita, era hora de provar. Agnes levou a coxuda pra casa. Foi fatiando e comendo, fatiando e comendo… A experimentação durou quatro dias. É claro que essa fase precisava, antes de mais nada, do sinal verde dele, o marido, de onde tudo partiu. E Henrique aprovou.
A grande parceira no desenvolvimento desse presentão para o Dia dos Pais foi a Isabel, ajudante da chef. E, olha, ela ficou bem entusiasmada quando soube do novo projeto que nasceria na cozinha da Casa da Agnes, em Belo Horizonte, MG. “Ela adorou a loucura quando ficou sabendo. Foi muito legal”, lembra a chef.
A coxuda de um quilo serve até quatro pessoas. A de dois quilos, o dobro. Para ficar bem crocante, a chef explica que o ideal é usar uma fritadeira a ar. Como o salgado é muito grande, não é indicado que ele seja congelado, já que é difícil chegar à temperatura certa na parte mais interna do recheio.
As encomendas para o Dia dos Pais bombaram. Tanto que a agenda foi encerrada quatro dias antes da data. Mas, o sucesso foi tão grande quanto o tamanho da iguaria. Por isso, a chef decidiu manter a coxuda no cardápio e, para a alegria dos clientes, as encomendas continuarão a ser atendidas. Assim, os interessados terão a oportunidade de provar essa gostosura em casa.
Serviço:
Instagram: @acasadaagnes
Contato: (31)3465-0101
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!