Da Série Identidades Gastronômicas Históricas de Minas Gerais*
– 4 ovos
– 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 600 ml de leite morno
– 1 xícara (chá) de coco ralado, mais a quantidade desejada para salpicar
– 1 xícara (chá) de queijo-de-minas curado ralado
– 1 colher (sopa) de margarina
– 1 pitada de sal
– Meia xícara (chá) de açúcar refinado
– 1 assadeira redonda de aproximadamente 20 cm de diâmetro
Bater os ingredientes no liquidificador (exceto o coco que será usado no final). Levar ao forno bem quente, em uma assadeira redonda e untada, por cerca de 40 minutos. Salpicar coco ralado por cima ao servir. Pode ser servida quente ou fria.
Se o café da tarde é o momento para descansar de um dia agitado, o da manhã é o que garante o sustento de que o corpo precisa para funcionar b em pelo resto do dia. Pode até haver alguns que não façam questão dele, mas para os que fazem, a quitandeira Izelina Machado Martins está pronta para preparar as mais deliciosas iguarias. É no Hotel Cidade, em Passos, que ela põe a mão na massa para servir o que não pode faltar nas mesas mineiras: pão de queijo, biscoitos, bolos e a caçarola italiana, feita com o genuíno queijo-de-minas.
A receita, assim como tantas outras, está guardada em um caderno que Izelina tem sempre à mão. “A gente aprende a fazer um prato, testa e passa para frente. Adoro trocar receitas.” À frente da cozinha do hotel há apenas sete meses, ela não esconde a satisfação com o trabalho, que já despertou o desejo de outra conquista: “Quero voltar a estudar e fazer faculdade para hotelaria. Adoro isso, principalmente a parte de cozinha”.
O estudo tem para Izelina o mesmo lugar especial das quitandas. “Antigamente, a gente não tinha essa preocupação. Quando nova, trabalhei muito em casa como empregada e babá e não pude estudar. Agora quero voltar e não tenho vergonha.” A determinação da cozinheira dá um sabor especial à caçarola e faz com que o dia em Passos amanheça ainda mais inspirador.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Passos está localizado noTerritório Mantiqueira/Sul Sudoeste
EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUDOESTE
Conheça outras receitas das Identidades Gastronômicas Históricas de Minas Gerais: Frikadeller – Uma deliciosa herança dinamarquesa nas mesas da Mantiqueira em MInas
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!
Ver Comentários
Sou paulista,do interior e amo comida mineira,q orgulho de fazer parte da mesma nação q os mineiros e poder chama-los de irmãos.