Aprenda este delicioso biscoitinho crocante e recheado com goiabada cascão
Goiabinha
Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*


Ingredientes:
– 1 kg de farinha de trigo
– 700 g de goiabada cascão
– 250 ml de leite
– 200 g de manteiga hidrogenada gelada
– 1 colher de chá de baunilha
– 1 colher de chá de fermento
– 1 pitada de sal
– 1 ovo
Preparo:
Numa vasilha, juntar o leite, o ovo, a baunilha, o sal, o fermento e a farinha. Misturar até obter uma massa homogênea. Acrescentar a manteiga raspada, misturar e fazer uma bola. Envolvê-la num filme plástico e colocá-la na geladeira por duas horas. Em seguida, dividir a massa em cinco partes. Abrir cada uma, até conseguir uma camada bem fina. Cortar em forma de retângulos (3,5 cm x 3 cm) e enrolar em tiras finas de goiabada cascão.
Colocar em assadeira e levar ao forno, a 180 graus, por 15 minutos, até dourar.


*Receita fornecida por Marly de Oliveira Costa, de Uberlândia para o Projeto Sabores de Minas
Delícia de exportação
Após incontáveis plantações, campos de pastagem, morros e matas fechadas, ela surge imponente, em meio a um turbilhão de indústrias. Ao longe, se vê a selva de pedra, com seus arranha-céus e antenas parabólicas. Com mais de meio milhão de habitantes, Uberlândia, a 526 quilômetros de Belo Horizonte, nasceu com vocação de cidade moderna. A eqüidistância entre São Paulo, Brasília e BH deixa o município na condição de capital regional do Brasil Central.
O comércio, vigoroso, despontou já no começo do século XX e, a partir de 1970, a cidade teve notável crescimento nos setores industrial e de serviços. Foi de Quirinópolis (GO) que a quituteira Marly de Oliveira Costa, de 56 anos, chegou para ficar. Acostumou-se ao jeito de viver do mineiro e começou a criar receitas. Entre suas especialidades, a goiabinha – um biscoito que, quando se come um, não se quer mais parar – já é exportada.
“Foi quebrando a cabeça, acrescentando um ingrediente ali, outro aqui, que acabei chegando nela”, relata Marly, que faz também deliciosas rosquinhas de nata, entre outras guloseimas.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Uberlândia está localizado no Território Cerrado/ Rio Paranaíba


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.