Vem de Campanha, agradável cidade localizada no Território Gastronômico da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, esta deliciosa receita que estamos resgatando do Projeto Sabores de Minas. Experimente preparar e você não vai se arrepender.
Por: Wesley da Silva Borges*
Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais
Ingredientes:
Para a massa
– 200 g de farinha de trigo especial
– 40 g de açúcar refinado
– 1 pitada de sal
– 85 g de margarina (10 g para a massa e 75 g para folhar)
– 1 ovo
– Meio copo de água
– 10 g de fermento biológico
Para o recheio
– 40 g de creme de confeiteiro (em pó)
– 80 g de goiabada pastosa
– 100 ml de leite
Preparo:
Em uma bacia, amassar com as mãos a farinha, o ovo, o sal, a margarina (10 g) e a água, até que a massa fique consistente e com uma textura bem lisa. Pôr o fermento e misturar bem. Deixar a massa descansar, coberta com pano ou plástico, durante 15 minutos. Depois, abri-la com um rolo, deixando-a com a medida de 17cm x 23cm. Marque a massa, como se fosse dividi-la em três partes iguais. Passe a margarina (75 g) na parte da direita e dobre-a sobre a do meio.
A outra parte deverá cobrir as duas, como se fosse um envelope. Passar o rolo para achatar e repetir o processo, sem passar a margarina. Deixar descansar por mais dez minutos. Passar novamente o rolo e deixar na medida de 17 cm x 23 cm.
Para montar
Dobrar a massa e torná-la quadrada, acertando as pontas. Com a faca, fazer cortes em dois dos lados. Serão nove cortes em cada lateral, de 2 cm em 2 cm, com 3,5 cm de comprimento.
Para fazer o creme de confeiteiro do recheio diluir o pó no leite fervido ( Se preferir fazer você mesmo o creme, veja abaixo a dica do Chef Eduardo Avelar)
Pôr, com a colher, no centro da massa, uma camada de cerca de 2 cm de creme e, por cima, uma de goiabada, mas sem excesso. Com a ponta dos dedos, fazer a trança usando as partes cortadas das laterais, que devem ser dobradas, alternadamente, sobre a base com o recheio.
Nas duas últimas tiras, dar o arremate, virando as pontas para trás, de forma a impedir que o recheio saia. Deixar a rosca descansar por meia hora, coberta com um plástico, para não ressecar. Levar ao forno (180 graus), por 20 a 25 minutos.
DICA DO TERRITÓRIOS GASTRONÔMICOS: Divirta-se fazendo você mesmo o creme de confeiteiro ou crème patissère do Chef Eduardo Avelar
Ingredientes:500 ml de leite, 100 gramas de açúcar refinado ou de confeiteiro, 6 gemas, 30 gramas de farinha de trigo e 20 gramas de amido de milho, essência de baunilha ou raspinhas de limão para aromatizar.
Preparo:Leve uma panela ao fogo e aqueça o leite com a essência; em uma bacia misturar as gemas com as farinhas e o açúcar e mexer bem com um fouet até a mistura ficar bem clara. Acrescentar o leite quente, misturando bem e voltar para a panela no fogo. Continuar mexendo até engrossar. Deixar esfriar. Para guardar o que não for usado, , levar à geladeira coberto com um filme plástico, e na hora de usar mexer novamente. Se quiser dar uma textura mais aveludada, misturar um pouco de creme de leite fresco e bater bem com o fouet para emulsionar.
Dá para inventar uma série de combinações gostosas com este creme. Coloque sua imaginação para funcionar!


*Receita fornecida por Wesley da Silva Borges do município de Campanha-MG para o Projeto Sabores de Minas
Patrimônio culinário
Esta viagem promete! E pode ter certeza de que você estará no topo de um “monte” de atrações maravilhosas. Na serra da Mantiqueira, entre o Sul de Minas e a Zona da Mata, as cozinhas convidam para um passeio divertido e temperado pela arte, criatividade e tradição. Do café da manhã à ceia, o viajante sempre encontra novidades para degustar, e motivos de sobra para seguir trilhas doces e salgadas. A cidade histórica de Campanha, a 316 quilômetros de Belo Horizonte, abre esta temporada gastronômica com a saborosa rosca folhada com creme e goiabada.
Gostou só de ler o nome? Saiba que de perto é muito melhor. Quem dá a receita é o confeiteiro Wesley da Silva Borges, da Padaria do Sobrado, no Centro, sob o olhar atento do proprietário Sérgio Murilo Villamarim Gama. Instalada num amplo casarão, de 1889, a padaria é um patrimônio culinário, cujo acervo inclui pães de queijo artesanais, bolos, biscoitos e bolachas. O segredo do sucesso, revela Sérgio, está na constante renovação dos sabores, no atendimento ao cliente e no aprimoramento técnico.
Depois dessa parada histórica, vamos descobrir, juntos, outros monumentos de dar água na boca.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Campanha está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.