Por: Rosa Alvarenga Carnevalli*
Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
– 600 g de mandioca crua descascada e ralada
– 4 ovos
– 200 ml de leite de cocoContinua depois da publicidade
– 100 g de
– coco ralado
– 3 xícaras (chá) de açúcar refinado ou cristal
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– Óleo ou manteiga e farinha de trigo para untar
Bater os ovos, o leite de coco, a manteiga e o açúcar no liquidificador. Pôr a mandioca e metade do coco ralado e bater mais um pouco. Acrescentar o fermento em pó e bater em uma velocidade baixa, apenas para misturar. Despejar a mistura no tabuleiro e levar para assar em forno aquecido a 180 graus, até dourar. Salpicar o restante do coco ralado.
O aroma do cafezinho se espalha pela casa e é o primeiro anfitrião quando se cruza a porta. Na mesa, quitandas recém-tiradas do forno dão as boas-vindas. Convite aceito, o jeito é sentar e se entregar a esse momento característico da cultura mineira: o tradicional café de fim de tarde. Quem nos contempla com tamanha gentileza é Rosana Santos Carnevalli, de Maria da Fé. Professora formada, a mineira descobriu, há sete anos, o prazer de outro ofício bem diferente.
Para sair de uma dificuldade financeira, juntou o gosto pela cozinha com as antigas receitas da mãe e o resultado foi a criação de um negócio que não pára de crescer. Hoje, ela passa parte do dia sovando e cortando massas para preparar quitandas de dar água na boca. O número de encomendas é grande, mas o time da casa, formado pelos filhos e marido, não escapa na hora de ajudar. Seja na elaboração das cestas de café da manhã – nas quais, diga-se de passagem, todos os produtos são feitos pela quitandeira, inclusive sucos e queijos -, seja na recepção de visitantes no Projeto Café com Prosa, uma criação da família.
“Os turistas compram o pacote para visitar o circuito e, entre as atividades, está um café na minha casa. Fazemos uma mesa farta, contamos causos, passamos receitas. É ótimo”, conta. Difícil é deixar a mesa e se despedir de Rosana, que carrega no rosto a mais pura expressão do que é ser mineiro.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Maria da Fé está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suiça
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!