Aprenda a fazer duas das mais saborosas e tradicionais receitas portuguesas de doces.
Pastéis de belém e mil-folhas
Por: Deolinda Tavares*
Ingredientes
Pastel de belém
1kg de massa folhada pronta
Para o creme
1 litro, mais meio copo (americano)
de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 tira da casca de um limão
6 gemas
3 colheres (sopa) de amido de milho
5 colheres (sopa) de açúcar refinado
Canela em pau e em pó a gosto
Material
60 forminhas grandes para empada
Pastel mil-folhas
1kg de massa folhada pronta
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
O mesmo creme da receita anterior
Como fazer
Pastel de belém
Para o creme, misturar, em uma vasilha, as gemas, o amido de milho e o açúcar. Levar um litro de leite ao fogo, com a canela em pau e a casca do limão (retirar ambos depois que o leite ferver). Passar as gemas pela peneira, com meio copo de leite, e despejá-las no leite que está no fogo. Acrescentar a manteiga e deixar no fogo, sempre mexendo, até ficar cremoso. Despejar a mistura em uma vasilha e deixá-la na geladeira por duas horas. Cortar a massa folhada em pedaços e ajeitá-la nas forminhas, deixando espaço para preencher com o creme. Assar em forno médio e retirar assim que o creme começar a corar. Salpicar canela em pó.
Pastel mil-folhas
Abrir a massa com um rolo e pôr em uma assadeira. Com uma faca, fazer pequenos furos na massa e levá-la ao forno. Após assada, abrir ao meio e rechear com o creme. Cortá-la em 16 retângulos e cobri-los com açúcar de confeiteiro.
*Receita fornecida por Deolinda Tavares de Juiz de Fora para o Projeto Sabores de Minas


Deolinda Tavares – Herança europeia, sucesso mineiro
Há 50 anos ela veio de Portugal, trazendo na bagagem o sabor típico da sua terra: o pastel de belém. Há mais de 40 anos, a portuguesa Deolinda Tavares está à frente da Padaria Linda, bem no coração de Juiz de Fora. A delícia, que ela faz com maestria, é sucesso na cidade e já virou tradição em terras mineiras. “Hoje, meu filho e minha neta estão trabalhando conosco. Sabem a receita e, daqui a pouco, estarão no comando do negócio”, revela, dizendo que o tradicional pastel é o tipo de receita que passa de geração a geração. “E esse é o segredo: ensinar”, conta. Dá tão certo que, a todo momento, principalmente no meio da tarde, as fornadas são disputadas por dezenas de clientes que se espremem no estabelecimento.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Juiz de Fora esta localizado no Território Mantiqueira/Mata Brejauba


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.