Da Série Doces dos Quintais de Minas*
*Receita fornecida por Lucíola Bonifácio Guedes, de Salinas para o Projeto Sabores de Minas
Para quem visita Salinas, um conselho dado pelos próprios moradores: prepare-se para almoçar e tomar café várias vezes ao dia. A sensação é de que as casas estão sempre com as portas abertas e as cozinhas prontas para oferecer algo apetitoso. E se você recusa, todos dizem que está fazendo desfeita, conta Lucíola Bonifácio Guedes, famosa doceira da cidade. Ela é da turma dos que aliam boa conversa à fartura de iguarias para encantar os que adentram sua porta.
Mestre na arte dos doces cristalizados, Lucíola faz qualquer um salivar ao pôr sobre a mesa os exemplares de sua criação. As cores e aromas compõem uma verdadeira obra de arte com sabor de abacaxi, mexerica, abóbora, goiaba, tomate e outros tantos que a criatividade permite. Os de goiaba e tomate aguçam a curiosidade e deixam o paladar em estado de pura satisfação. A fama de Lucíola é conhecida muito além dos limites de Salinas.
Contudo, ela conta que nunca ofereceu um doce sequer a alguém. Toda a sua propaganda é por meio do infalível boca a boca. Todos conhecem a Lucíola do doce. Sempre vem alguém comprar ou me liga fazendo pedidos. Já mandei 4 mil doces para Salvador, conta. Se a primeira impressão é a que fica, é certo de que a fama dos doces cristalizados chegará ainda mais longe.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Salinas está localizado no Território Espinhaço/Sertão Jequitinhonha
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!