Que tal fazer hoje um delicioso bolinho frito pra acompanhar aquela cervejinha gelada? Com um molho de pimenta então? Harmonização perfeita!
Bolinho de milho verde
Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*
Ingredientes:
- 6 espigas de milho verde
- 3 ovos
- Cebolinha verde a gosto
- 1 cebola (pequena) batidinha
- Tempero caseiro (alho e sal) a gosto
Preparo:
- Ralar o milho ou passar os grãos no multiprocessador
- Acrescentar os demais ingredientes.
- Fritar às colheradas no óleo quente, observando bem para que o salgado não fique cru por dentro.


*Receita fornecida por Marilene Almeida Siqueira, de Bocaiúva para o Projeto Sabores de Minas
O silêncio da gula
Nossa viagem chega ao fim e só deixa saudade. Afinal, quem não gosta de comida feita com carinho, dos temperos colhidos na horta e da hospitalidade mineira? Mas nem pense que tudo terminou… Bocaiúva ainda guarda surpresa para os viajantes: o delicioso bolinho de milho verde, salgado rápido e simples, nascido nas fazendas, e que pode incrementar o almoço ou aqueles momentos de reunião em casa, em torno de uma cervejinha bem gelada.
A cozinheira Marilene Almeida Siqueira, de 33 anos, conhece a receita de cor e salteado desde criança. Aprendeu com a mãe, dona Júlia, e sempre que pode faz o petisco para os três filhos. Todo mundo adora. “Gosto de pamonha, angu, de tudo que vem do milho”, conta. Até quem não é muito chegado às panelas pode se aventurar, sem medo de errar. Olhando Marilene juntar os ingredientes, os curiosos viajantes ficam sem entender um detalhe do bolinho.
Milho, ovos e temperos – isso dá liga na massa? “Dá sim, por causa do amido dos grãos”, responde a cozinheira, cheia de convicção. Ao saboreá-lo quentinho e crocante, nem mais uma pergunta. Só o silêncio da satisfação e do prazer. Assim, em paz e com alto astral, encerramos esta jornada, cheios de boas histórias e felizes por revelar saborosos mistérios. Bom apetite!
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Bocaiuva está localizado no Território Cerrado/Pequi


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.