*Receita fornecida por Anella Veneroso Peluso, de Belo Horizonte-MG para o Projeto Sabores de Minas , na edição do guia especial de Páscoa, publicado ha alguns anos atrás pelo Jornal Estado de Minas.
Vamos viajar pelas histórias da Província de Salermo, no Sul da Itália, e descobrir uma tradição pascal de uma família de imigrantes que escolheu Minas Gerais como terra adotiva. O casamento entre um italiano de Sicili e uma moça de Pisciota resultou em 60 anos de união e uma família maravilhosa, que perpetua umas das mais belas culturas europeias. Dona Anella Veneroso Peluso, de 90 anos, veio para o Brasil aos 5 anos.
Aqui, conheceu o marido e logo no primeiro ano de casamento adotou o costume da família dele de comer fritata na semana santa. Na cidade de Guarani, na Zona da Mata, a italianada se reunia no domingo de Páscoa para tomar um café da manhã diferente: fritata, pão e vinho. Os convidados comiam, cantavam músicas típicas em um dia que só terminava com a jantarata. “Isso dá saudade”, lembra dona Anella, com um suspiro profundo.
A receita ia aumentado de acordo com a chegada dos italianos a Guarani. Já houve vez em que foi feita com 30 dúzias de ovos, garante a cozinheira.
Mesmo depois da mudança para Belo Horizonte a tradição continuou e a matriarca recebe família e amigos para celebrar o domingo de Páscoa.
Mas a lição é muito maior do que a receita. O respeito diante da mãe e dos valores da família, cultuado pelos filhos, são detalhes que enchem os olhos de qualquer visitante.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte está localizada no Território Central/Região Metropolitana
EA/TG -CENTRAL/METROPOLITANA
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!