Da Série Quintais e Quitandas de Minas*
*Receita fornecida por Armelina da Silva, de Matias Cardoso para o Projeto Sabores de Minas
Quem vê o sorriso de Armelina da Silva, em Matias Cardoso, nem imagina as dificuldades que ela atravessou no passado. Recanto para filhos, amigos e netos, sua casa está sempre de portas abertas para as visitas. Já passei até fome. Lembro-me que usei todas as minhas roupas para cobrir os m eus filhos e só restou o vestido de casamento, conta. Mas essa triste história ficou para trás e hoje, graças aos dons culinários da mineira, só há espaço para alegria.
Uma das quitandas preparadas e vendidas por ela vem de uma receita do avô e chama a atenção pela criatividade e aroma especial. A brevidade de rapadura, além da aparência apetitosa, é, segundo a própria cozinheira, fonte de saúde. A rapadura ajuda a ralear o sangue, acredita. Para os que não querem brigar com a balança, Armelina garante que a brevidade não engorda. Não é igual a bolo, que tem massa.
É uma receita leve. Além da originalidade do prato, o que faz com ele seja tão bem falado na cidade é o prazer com que Armelina o prepara. Adoro cozinhar, até se for para fazer só arroz e feijão, diz. O capricho também é notado nos utensílios domésticos. As panelas, de tão bem-areadas, são como espelhos. Cuidados que a boa cozinha pede e o paladar agradece.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Matias Cardoso está localizado no Território Cerrado/Sertão Veredas
Veja mais receitas de Quitandas de Minas Gerais: Bolo Toalha Felpuda
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!