Da Série Quintais e Quitandas de Minas*
Material
*Receita fornecida pela Mestra Ilda Maria Gonçalves, de Igarapé para o Projeto Sabores de Minas
Em nossa culinária, as receitas se originam das mais diversas situações. As tradicionais, que atravessam gerações, se mostram frutos da fusão de culturas, retocadas a cada cozinha em que chegam. Já outras, mais curiosas, nascem de necessidades do momento e, graças à criatividade de quem as inventa, se tornam desejadas. Ilda Maria Gonçalves, de Igarapé, mostra, em seu fogão, exemplos claros dessa teoria.
As receitas de pastel de pobre e broa dágua, criadas para driblar as dificuldades do dia a dia, fazem sucesso entre a família e amigos. Antigamente, as coisas eram muito difíceis. Tínhamos que aproveitar ao máximo o que havia na cozinha. A água, nessa receita de broa, entra no lugar do leite e, no caso do pastel, o nome vem da ausência de recheio. Mesmo modestas, as iguarias agradam a todos, principalmente nos festejos juninos, quando brilham na mesa de quitutes.
Criada na roça, Ilda aprendeu a cozinhar ainda criança. Com a avó, preparava a refeição para a família e trabalhadores da propriedade, em uma rotina que começava antes das 9h, quando era servido o almoço, passava pelo jantar, que era às 15h, e terminava à noite, com o preparo de angu com leite, última refeição do dia. Anos de prática resultaram em muita sabedoria e, é claro, em perfeição.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Igarapé está localizado no Território Central/Entorno
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!