Por Isabel de Andrade*
Cinco equipes formadas por estudantes do curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, vão participar de uma disputa que envolve empreendedorismo e criatividade na próxima quinta-feira, dia 18 de junho. Eles são competidores do GastroUna, o principal evento de gastronomia do centro universitário. Este ano, devido à pandemia, a competição será feita em ambiente virtual com transmissão pelo Facebook.
Cada equipe encarou o desafio de planejar um negócio relacionado ao segmento da gastronomia. Assim, os futuros chefs de cozinha puderam se
conectar com o mercado e ter a experiência completa da criação de um empreendimento, desde a idealização, os custos, estratégias de marketing, planejamento, cardápio até a abertura do estabelecimento. Conheça os projetos propostos pelos competidores:
Burger INK vem para revolucionar os padrões de uma hamburgueria que une a gastronomia com os amantes da arte dos tatoos. Através de um cardápio sazonal regional, com valorização dos insumos locais, o estabelecimento propõe uma despojada experiência gastronômica em conjunto com um Estúdio de Tatuagem, presentes em um agradável ambiente que privilegia as práticas sustentáveis e o prazer da convivência.
A Di Banana & Cia é uma vitrine virtual criada para proporcionar novas experiências gastronômicas. Usando a banana como uma das inspirações, seus derivados estão presentes em diversos produtos e segmentos. A plataforma Di Banana & Cia oferece comodidade por delivery unindo os produtores e fornecedores aos clientes promovendo os produtos que dialogam com as demandas de mercado e tem seu viés agroecológico pautado na sustentabilidade e inclusão social, na inovação e no empreendedorismo.
O Elementar é um GastroBar localizado na Praça Minas Gerais, na cidade de Mariana, no interior de Minas. Inspirado nos quatro elementos – terra, água, ar e fogo – o estabelecimento promete envolver todos em uma viagem gastronômica inusitada. Com foco em deliciosos petiscos, a casa também irá contar com pratos e drinks inspirados em cada um dos elementos, além de uma carta de cervejas especiais regionais. Tudo isto, degustado diante da vista mais linda da primaz de Minas, para tornar a sua experiência inesquecível.
A “Q Harmoniza” tem o objetivo de apresentar conceitos de harmonização, produzindo e vendendo produtos “Q (que) harmonizam” com o seu queijo ou vinho preferido, focando inicialmente em uma linha de geleias artesanais e conteúdo didático digital sobre harmonização.
A Uainebar coffeworking é um empreendimento que se configura inovador no consumo e comercialização de cafés e vinhos locais em um ambiente “descolado” e acolhedor em que a música mineira também é lembrada. Atua com foco na sustentabilidade e inovação, oferecendo pratos e produtos criativos como, por exemplo, o inusitado “medalhão de feijoada” enriquecendo os movimentos artísticos, culturais e gastronômicos de BH.
Cada equipe terá 30 minutos para apresentar a ideia. Os alunos deverão mostrar os seus conhecimentos sobre cardápios e bebidas que incluam as PANCs (plantas alimentícias não convencionais), tema desta edição.
Para a professora Rosilene Campolina, idealizadora do GastroUna, a mostra é uma oportunidade para o aluno se apresentar ao mercado. “Os talentos merecem ser reconhecidos. Esses novos profissionais precisam atravessar as fronteiras da universidade e ganhar o mercado”, diz.
Segundo a professora, a empregabilidade é uma constante preocupação do curso. “Os alunos saem da faculdade com essa experiência, de vivenciar e montar um empreendimento. Não somente como cozinheiros, mas como gestores do seu próprio negócio. Isso envolve logística, gestão de insumos, de estoque, de pessoas, marketing e a forma de administrar uma equipe”, explica.
Para o coordenador do curso de Gastronomia, Edson Puiati, essa prática também é importante para a instituição de ensino. “A matriz do nosso curso tem um foco em empreendedorismo e gestão de negócios. O GastroUna vem coroar isso com muita criatividade, já que os estudantes colocam em prática tudo o que aprenderam na sua trajetória acadêmica”, salienta.
Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por profissionais importantes do cenário da gastronomia de Minas Gerais. As equipes classificadas em 1º e 2º lugares serão premiadas. A abertura está marcada para às 19h e o resultado deve ser divulgado a partir de 22h.
Serviço:
GastroUna
Data: 18 de junho ( quinta-feira)
Horário: a partir de 19h
Facebook: Gastronomia Una
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!