Da Série Quintais e Quitandas de Minas*
*Receita fornecidas por Maria Messias de Carvalho Araújo, de São Vicente de Minas para o Projeto Sabores de Minas
As manhãs de domingo em São Vicente de Minas, a 263 quilômetros da capital, são típicas das cidades do interior. Na praça principal, crianças brincam, pessoas proseiam nas esquinas, o sino da igreja chama para a missa e, no coreto, a movimentação é grande. É lá, naquele cantinho, que um grupo de senhoras da cidade vende quitandas tradicionais e outros produtos da roça, como mel e farinha. Quem passa é convidado a tomar um cafezinho ou uma xícara de chá, uma gentileza das quitandeiras.
Uma delas é Maria Messias de Carvalho Araújo, a dona Messiota, que aprendeu, ainda criança, a preparar iguarias como o biscoito doce e a pelota. A primeira era a paixão do marido, o que fazia com que a mineira tivesse de ir para o fogão quase todos os dias. A segunda é uma balinha de doce de leite, que faz sucesso entre os netos. Todo dia tem que ter. Fica em cima da mesa para quem quiser se servir, conta.
A rotina de dona Messiota é pesada. Às 5h30, ela começa a cuidar da roça e a preparar quitandas. Ainda assim, não reclama e diz que só vai parar quando na aguentar mais. A simpatia de nossa anfitriã dá mais sabor ao café da manhã e ainda mais ânimo para garimpar o ouro gastronômico desta terra.
.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de São Vicente de Minas está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!