Da Série Doces dos Quintais de Minas*
*Receita fornecida pelas doceiras de Jacurutu, município de Salinas MG para o Projeto Sabores de Minas
Assim como em outras localidades, a sabedoria culinária de Salinas encontra na roça palco fértil de sua riqueza. Em cada canto, sobra criatividade na arte de preparar doces, quitandas, queijos e, como não poderia deixar de ser, boas cachaças. Em visita ao distrito de Jacurutu, a 17 quilômetros da cidade, não faltam exemplares de tais iguarias. Para começar, doce de limão-cravo (ou limão-capeta) com abacaxi.
A receita é preparada por um grupo de oito mulheres da comunidade, que se organizaram para gerar renda com a culinária, arte com a qual são bem familiarizadas. Além dos doces, elas fazem polpas das mais variadas frutas, que são vendidas no Mercado Municipal de Salinas duas vezes por semana. Além da renda, o trabalho trouxe valorização e conhecimento dos frutos da região. O limão-cravo ninguém usava.
Hoje, estamos até plantando-o. Há ainda muita fruta para conhecermos, diz Marly Rosa de Jesus Costa, uma das integrantes do grupo. Entre os frutos da terra aproveitados na cozinha comunitária, estão acerola, maracujá-do-mato, cajá, coco, mamão, laranja e tantas outras. Para seguir pela estrada com ainda mais ânimo, os visitantes se revigoram com algumas dessas iguarias e brindam, uma vez mais, a essa cidade de descobertas.
Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Salinas está localizado no Território Espinhaço/ Sertão Jequitinhonha.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!