Receita fornecida por Antônio João Pimenta Lopes, de Guanhães para o Projeto Sabores de Minas
O friozinho do outono, ao menos durante as noites, começa a dar as caras. Enquanto os termômetros caem, a temperatura nas cozinhas sobe, com receitas para aquecer e fortalecer o corpo. É um festival de sopas, caldos e cremes com as mais apetitosas variações de legumes, carnes e temperos. Em Guanhães, basta esfriar um pouquinho para a tradicional Padaria Katuta pôr os caldeirões para fora com os mais saborosos exemplares dessas tentações.
Nem precisa fazer propaganda. A fiel clientela, formada ao longo dos 15 anos de história do estabelecimento, já sabe o endereço para espantar o frio. Tem galopé, caldo de peru com legumes, vaca atolada e o forte e saboroso ossobuco. Para completar, o cliente escolhe pão de queijo ou pãozinho de sal como acompanhamento. Quem serve a freguesia é Antônio João Pimenta Lopes, o Toninho, que administra a padaria com os irmãos José e Carlos.
Segundo ele, a fama dos caldos ultrapassou os limites do município. Muitos comerciantes de passagem pela cidade vêm aqui para comer, conta. Os caldos são apenas algumas das especialidades da padaria, que, desde a inauguração, não parou de crescer. Além de tradicionais quitandas, o local tem lanchonete e um restaurante com serviço de entrega. A receita para o sucesso dos três irmãos vem do amor e o carinho pelo que fazem.
Temperos essenciais para qualquer negócio.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Guanhães está localizado no Território Rios/Doce
Receita de Tutu de Feijão com Queijo Canastra da Chef Joanne Ribas
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!