Por Isabel de Andrade*
Bem-vindo, junho. E com o novo mês, chega também a temporada de comidas típicas. Pamonha, curau, cuscuz, bolo de milho, pipoca, polenta … Não faltam opções.
A tradição surgiu na Europa, onde os agricultores faziam festa para comemorar a colheita. O costume chegou aqui, no Brasil, que passou a celebrar a colheita do milho. Por isso, ele é tão presente nas comidas preparadas nesta época. Mas, outros ingredientes também conquistaram o seu lugar como o amendoim, a mandioca, o coco e até o chocolate.
Para ensinar a preparar vários pratos típicos, o Territórios Gastronômicos convidou a chef Mari Guimarães, proprietária da Doce Maria Confeitaria. Ela buscou no caderninho de receitas que herdou da mãe uma seleção de gostosuras para compartilhar com você, leitor, durante este mês. E a gente começa pela tradicional canjica. Bom apetite!
Ingredientes:
1 xícara e meia (chá) de milho para canjica
1 lata de leite condensado
1 medida (lata) de leite
Amendoim e coco a gosto
Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho em água fria por, no mínimo, 2 horas. Minha mãe deixava 12 horas. Escorra a água e leve a canjica ao fogo em panela de pressão com dois litros e meio de água fria, reduzindo o fogo após a fervura. Deixe cozinhar por 1 a 2 horas. Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela. Junte o leite condensado, o leite e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cremosa. Quem gosta da receita com amendoim e coco, esse é o momento de acrescentar os ingredientes. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela.
Serviço:
Instagram: @doce_mari_confeitaria
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!