Por Chef Guilherme Guzela
Para 2 pessoas
Preparo:
Tempere o filé mignon com sal, pimenta e um fio de azeite à gosto. Coloque uma frigideira de fundo triplo, espessa, no fogo e aqueça antes de colocar os filés. Coloque os filés temperados na frigideira e deixe dourar sem mexer por 3 minutos. Vire os filés, coloque as colheres de manteiga, a folha de louro, o tomilho e o zimbro. Quando estiver bem dourado (mais uns 3 minutos), retire os filés da frigideira e reserve. Agora, abaixe bem o fogo e na mesma frigideira, comece o molho, sempre com fogo brando.
Ainda com a folha de louro, o tomilho e o zimbro na frigideira, coloque na manteiga que ficou na frigideira a cebola e o bacon. Doure bem. Quando estiver bem dourado, acrescente a farinha e mexa por 3 minutos. Coloque o conhaque e flambe. Cuidado com o fogo! Acrescente o creme de leite fresco e o café espresso, mexendo bem para desgrudar todo o fundo da frigideira. Mexa bem até que o molho engrosse, tempere com sal e pimenta à gostos e sirva junto com os medalhões de filé grelhados. Se desejar, pode coar o molho para que não fique com os pedacinhos de temperos.
Para acompanhar, pode ser feito um arroz branco, legumes salteados na manteiga, uma salada, queijo coalho grelhado ou uma farofa.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!