Aprenda esta receita fácil e muito saborosa de pão de cebola integral, preparada pela Cristina Resende de São João del Rei-MG para o Projeto Sabores de Minas
Pão de cebola integral
Da Série Quintais e Quitandas de Minas*


Ingredientes:
- 2 tabletes de fermento biológico
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 500 g de farinha de trigo integral
- 500 g de farinha de trigo comum
- 1 copo (requeijão) de água morna
- Meia xícara (chá) de leite
- Meio copo (americano) de óleo
- 1 ovo
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1 pacote de creme de cebola
Material
- Fôrmas para pão-de-fôrma
Preparo:
- Dissolver o fermento, o açúcar e duas colheres (sopa) de farinha comum na água morna.
- Quando essa mistura começar a crescer, acrescentar o restante dos ingredientes, sendo que as farinhas devem ser despejadas aos poucos.
- Deixar descansar por cerca de uma hora.
- Pôr a massa nas fôrmas e deixar descansar por mais 30 minutos.
- Levar para assar em forno médio, por cerca de 40 minutos.
- Rende três pães.
*Receita fornecida por Cristina Resende, de São João del-Rei para o Projeto Sabores de Minas
Naturalmente gostoso


A viagem começa a tomar o gosto de despedida e, é claro, os sabores e personagens da acolhedora São João del-Rei já despertam saudade. Do Centro Histórico, a equipe parte para o Sítio Coqueiro, que fica entre São João e a cidade de Coronel Xavier Chaves. Lá, reinam a paz e o sossego da vida no campo, e a recepção não poderia ser melhor: uma farta mesa de café, com tudo que o bom mineiro gosta e tem direito.
A dona do sítio é Cristina Resende, que, com o marido João, se dedica, entre outras atividades, à criação de gado jersey, à produção de queijos e ao preparo de pães caseiros de aroma e paladar únicos. E, para quem acredita que comida saudável e sabor não combinam, Cristina prova o contrário. O queijo é um exemplo: Temos cuidado com o pasto, não usamos herbicidas e os animais são tratados com homeopatia e fitoterapia.
Não somos radicais, só queremos resgatar o sabor original do queijo, diz Cristina. O sabor, de fato, é único. E para acompanhar a iguaria nada melhor que um pão caseiro, como o preparado por Cristina, incrementado com outros ingredientes, de acordo com a ocasião. Esse eu fiz com creme de cebola, mas fica uma delicia com azeitona, tomate seco e o que mais a pessoa quiser usar, ensina.
Conversa vai, conversa vem e lá se vai quase um queijo e um pão inteiros, com um bom café. Coisas de mineiro que só a gente mesmo compreende.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de São João del Rei está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.