Por Isabel de Andrade*
A chef Paola Carosella e a jornalista Ana Paula Padrão, companheiras no programa MasterChef, estiveram no bairro Brasilândia, em São Paulo, para dar andamento a um grande projeto. A ideia é inaugurar na região um centro comunitário. E elas já avisaram que a festa vai ter feijoada e roda de samba. No bairro, elas visitaram o Cantinho da Vó Tuto, uma cozinheira de mão cheia que faz fornadas e mais fornadas de pão para servir aos moradores de segunda a sexta-feira. O trabalho voluntário é só uma mostra da corrente de solidariedade que vai tomar conta do futuro centro comunitário.
Quando resolveu diminuir a operação de trabalho, a chef Agnes Farkasvolgyi se viu rodeada por materiais acumulados em 30 anos de empresa e que não eram mais utilizados. Para se ter uma ideia, eram mais de 500 tabuleiros. Uma parte deles foi distribuída para artistas. Assim, eles puderam criar e dar um novo significado às peças. Uma das obras foi uma escultura de parede que adorna o bistrô A Casa da Agnes. O resultado foi incrível, não?
Olha só o chef Jefferson Rueda dando os seus primeiros passos rumo à gastronomia. Na época, ele tinha 17 anos e fazia parte da primeira turma de gastronomia do Senac Águas de São Pedro. Ele fez um curso ministrado em parceria com o The Culinary Institute of America. A alta gastronomia ainda era algo muito recente no Brasil, com grande influência das imigrações francesa e italiana. O curso era ministrado por chefs internacionais com o auxílio de tradução simultânea. Foi quando o chef teve o seu primeiro contato com a alta gastronomia e diferentes técnicas. Hoje, Jefferson Rueda é proprietário de um dos restaurantes mais conceituados do país, A Casa do Porco, que fica em São Paulo.
E não é que o chef Alex Atala, uma das grandes referências da gastronomia brasileira, também é adepto do mexidão? Na imagem, ele mostra o prato feito com que havia na geladeira. E o chef dá uma dica: o segredo é saber extrair o melhor do ingrediente que já está à sua disposição.
Em tempos de quarentena, o isolamento social nos afasta das pessoas queridas e nos priva de um abraço. Mas, mesmo com o distanciamento, é possível encontrar algumas demonstrações de afeto em forma de mimo. Um exemplo são as barras de chocolate da Frau Bondan que são acompanhadas de mensagens carinhosas.
Vovó Palmirinha prepara a sua primeira live para esta quinta-feira, dia 21 de maio. Ela vai ensinar a fazer um bolo de chocolate delicioso e super fofinho. É uma ótima chance para aprender alguns segredinhos com a vovó mais amada do Brasil. A live vai ser transmitida a partir de 16h no Instagram @vovopalmirinha.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!