Da Série Quintais e Quitandas de Minas*
Ingredientes:
Preparo:
*Receita fornecida por Erivaldo Pires Junior, de Diamantina, para o Projeto Sabores de Minas.
É de enlouquecer
Dona Violeta passou para Madalena, que ensinou a Lindalva, que repassou a Erivaldo. A receita continuou intacta e o sabor, inigualável. O famoso bombocado de Diamantina, doce obrigatório para quem visita a cidade, hoje está nas mãos de Erivaldo Pires Júnior. É um quitute que, na minha família, foi passando de geração em geração, conta Juninho, como é conhecido. É uma responsabilidade muito grande não deixar que o sabor da iguaria morra, diz.
A delícia, que arranca suspiros há anos, é servida no Restaurante Grupiara, como sobremesa. Este ano, o estabelecimento completa 30 anos e, segundo o dono e pai de Juninho, o bombocado nunca faltou à mesa. A procura é muito grande, não há como faltar, afirma. E quem experimenta não se contenta em comer um só. Por isso, o Grupiara tem serviço de encomendas. E como Juninho é da nova geração desse saboroso doce, é ele quem ensina o segredo da receita.
Para que fique com uma cor mais amarela e mais saboroso, os ovos devem ser caipiras, revela. Na primeira mordida, se constata que esse tesouro é tradição para ficar sempre no paladar, independentemente da geração que o comanda.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Diamantina está localizado no Território Espinhaço/Garimpo
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!