Da Série Quintais e Quitandas de Minas*
Ingredientes:
Preparo:
*Receita fornecida por Noé Eustáquio Pereira, de Coromandel para o Projeto Sabores de Minas
Receita de carinho
A viagem se aproxima do fim, mas no caminho de volta para casa resta tempo para algumas paradinhas. A primeira é em Coromandel, a 477 quilômetros de BH. O ritmo pacato da cidade contrasta com a correria da cozinha de Noé Eustáquio Pereira. Em sua padaria, não há como ficar parado. Afinal, ele conta apenas com a ajuda da mulher para preparar, diariamente, uma variedade surpreendentes biscoitos, pães, bolos e salgados.
A rotina começa às 3h e vai até as 21h. Mas não há espaço para reclamações, muito pelo contrário. A satisfação fica evidente no olhar de Noé, que filosofa ao descrever seu ofício. A cozinha preenche as lacunas da vida. Há 26 anos, Noé estava no Exército, onde deu os primeiros passos na cozinha. Um amigo o indicou para uma vaga em uma grande rede de supermercados em Uberlândia e, de lá, a confeitaria tornou-se uma grande paixão.
Rodou por São Paulo e Uberaba, mas, de posse de rica bagagem, resolveu retornar à terra natal. Aos poucos, o pequeno negócio montado por ele tomou maior proporção e, hoje, o forno a lenha construído por ele trabalha a todo vapor, com capacidade para 26 tabuleiros. Com fala tranquila e serena, Noé ensina a receita de uma bolacha que, assim como ele, é simples e encantadora.
Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Coromandel está localizado no Território CERRADO/ALTO PARANAÍBA
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!