Faça como a jornalista Ana Paula Carvalhais e o filho, Benjamin. Em tempos de quarentena, os dois foram para a cozinha juntos e prepararam bolinhos de cenoura.
Por Isabel de Andrade*
Em tempos de isolamento social por causa do coronavírus, uma boa alternativa para divertir a criançada e promover um momento de descontração é brincar na cozinha. Isso mesmo. Fazer receitas que a meninada gosta e incluir os filhos no processo de preparo dos pratos se tornam uma deliciosa experiência para pais e filhos. Foi o que a jornalista Ana Paula Carvalhais e o filho, Benjamin, fizeram. E os dois compartilharam a receita do bolinho de cenoura com o Territórios Gastronômicos.




Ingredientes:
3 cenouras médias
8 colheres de açúcar cristal
3 ovos
2/3 xícara de óleo de soja
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 potinho de iogurte natural
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Modo de preparo:
Cortar as cenouras e bater no liquidificador juntamente com os ingredientes líquidos. Depois, acrescentar o açúcar, misturar a farinha e bater novamente até a massa ficar homogênea. Por último, acrescente o fermento, misturando apenas com a colher, sem bater.
Observação: o iogurte é opcional, mas deixa a massa mais leve.
Distribua a massa em forminhas de papel para cupcake ou em forminhas para empada ( metal). Lembre-se que é importante deixar espaço para a massa crescer sem entornar. Então, encha os recipientes até a metade ou pouco mais. Aqueça o forno e asse por cerca de 20 minutos a 200 graus. As forminhas de metal devem ser untadas e enfarinhadas.
Rendimento: cerca de 30 bolinhos.


Dicas:
Se usar as forminhas de papel, coloque duas para cada bolinho para que não abram muito e percam o formato.
Há também forminhas de silicone. Não tenho. Mas, com certeza, dão certo!
Depois de prontos, deixe os bolinhos esfriarem um pouco e, ainda mornos, retire-os das forminhas com a ajuda de uma faca sem ponta ou cabo de uma colher. Basta empurrar cuidadosamente as beiradas.
Como estou sem forminhas de papel e tenho só 15 forminhas de metal, asso os bolinhos e, depois, coloco o restante da massa numa forma comum, dessas furadas ao centro. Assim, saem bolinhos e um bolão. Sem ter que correr para lavar as forminhas para que sejam utilizadas em uma nova fornada!
Serviço:
Instagram: @apcarvalhais
Site: www.apcarvalhais.com.br
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.