Coluna

Simplicidade no campo pode sim gerar qualidade

Por Débora Reis*

O Coffee & Joy tem um objetivo maior que é o de gerar uma cadeia sustentável do café. Para alcançar isso, uma das coisas que fazemos é aproximar os consumidores da origem dos cafés especiais que consomem.

Para reforçar esse objetivo, resolvemos criar a série “A Origem do Nosso Café”, que será composta por oito partes. Conhecer a origem do que consumimos nos aproxima cada vez mais daquilo que realmente importa. Saber de onde vêm os nossos alimentos é nos certificar da qualidade dos mesmos e também auxiliar na cadeia sustentável de produção. Por isso, eu te convido a participar desta série comigo. Teremos histórias impressionantes e que dão gosto de conhecer!

O primeiro produtor em destaque é mais que especial. Aderson Gomes Miranda e Maria Rosa Trolez Miranda são casados há 55 anos e possuem um sítio bem na Serra de Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, chamado Sítio São João. A lavoura é inteiramente cuidada com matéria orgânica e todo processo é manual.

Seu Aderson é quem cuida diretamente de toda produção e tem a ajuda de funcionários apenas quando não dá conta do serviço sozinho.

Eu tive o prazer de conhecer em primeira mão o trabalho que é feito lá e deixamos registrado este momento tão especial. O casal super simpático põe a mão na massa! A colheita é realizada manualmente e apenas depois que os frutos atingem o grau certo de maturação para sempre obter cafés especiais. Depois de sair da lavoura, os grãos são secados em terreiro de cimento.

Equipe do Coffee & Joy é recebida pelo produtor Aderson Miranda e a esposa, Maria Rosa Miranda ( Foto: divulgação)

Dona Maria Rosa aproveita o sossego do pequeno sítio e sempre está cozinhando no fogão a lenha. Sorte a nossa, que fomos recebidos com um delicioso almoço na nossa visita no sítio!

De todo o trabalho, dedicação e paixão que levam para o Sítio São João, surge o café especial Guerreiro Bourbon. O nome foi escolhido em homenagem ao Seu Aderson, um verdadeiro guerreiro, que pôs a mão e cultivou esses excelentes grãos, da variedade bourbon vermelho. A soma disso tudo é a prova na xícara de que simplicidade, dedicação, trabalho e paixão geram qualidade.

Conheça todo o trabalho realizado no Sítio São João e a história dessas duas pessoas fantásticas! Assista ao vídeo completo.

Esse conteúdo foi originalmente postado em Coffee & Joy: Simplicidade no campo pode sim gerar qualidade

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas GeraisO Município de Três Pontas-MG está localizado no Território Gastronômico Mantiqueira/Lagos

EA/TG – MANTIQUEIRA LAGOS
Territórios Gastronômicos

Posts Recentes

Segunda sem Carne: arepa de batata

Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.

3 anos atrás

Salada Waldorf

Uma salada deliciosa, sofisticada e fácil de ser preparada.

3 anos atrás

Experimente a caipirinha morena

Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.

3 anos atrás

Minerai: um novo conceito na gastronomia de Canaã dos Carajás

Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…

3 anos atrás

Fim de semana de festival gastronômico em Pequi

Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…

3 anos atrás

Idolo Giusti: Chef mateiro faz vivência na cultura de feijões e farinhas no sudeste do Pará

Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!