Jornalista cria a campanha GGG para ajudar restaurantes e outros estabelecimentos do segmento da gastronomia. O cliente compra um vale de R$ 150 que pode ser revertido em serviço a partir de outubro.
Por Isabel de Andrade*
O setor da gastronomia é um dos grandes afetados pela pandemia do coronavírus. Com os estabelecimentos fechados, muitos empresários tentam reduzir o prejuízo e apostam no atendimento via sistema delivery. Mas, sem receber clientes, eles temem que as contas não fechem no fim do mês. Pensando em uma alternativa para ajudar o setor, foi criada a campanha GGG, inspirada na frase “Gentileza gera gentileza”. A proposta é garantir uma injeção de recursos no segmento para ajudar a amenizar a crise.
A ideia partiu da jornalista Alexandra Forbes. Ela fez uma parceria com a fintech Star Pay e criou um mecanismo simples que permite que o cliente ajude um bar, restaurante, café ou buffet a continuar faturando. Os interessados podem comprar um vale-presente no valor de R$ 150 e direcionar o recurso para um dos estabelecimentos que fazem parte da ação. Em 48 horas, o dinheiro cai na conta do empreendimento escolhido.


Para participar da ação, a pessoa deve baixar o aplicativo Star Pay e se registrar. Depois de fazer o cadastro, é só comprar o vale-presente. Um comprovante digital será enviado por e-mail para o comprador.
O vale-presente poderá ser usado entre outubro deste ano e outubro de 2021. Ao frequentar o estabelecimento, o cliente deverá apresentar o comprovante digital na hora de pagar a conta. O valor do consumo será, então, abatido. Caso o estabelecimento ajudado não consiga reabrir as portas depois da crise, não haverá reembolso.
Para estimular mais pessoas a participar da ação, a jornalista Alexandra Forbes encontrou uma estratégia. Na compra de três vales, a pessoa vai receber em casa uma bourbon Jum White de presente. O critério para que os estabelecimentos se inscrevam campanha é que sejam empresas brasileiras e independentes.


Mais de 60 estabelecimentos participam da campanha. Entre eles: A Casa do Porco, Maní Manioca, Bar da Dona Onça, Banzeiro Cozinha Amazônica, Benza. Os interessados em se inscrever devem enviar um e-mail para vinicius@gggbrasil.org.


Por enquanto, a ação só vale para negócios com sede em São Paulo. Mas, a jornalista Alexandra Forbes explica que pretende ampliar a iniciativa para outras cidades do país. “Aceitamos voluntários para nos ajudar a registrar os interessados em receber ajuda”, informa.
Serviço:
Site: gggpelobrasil.org
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.