* Por José Janser
O Sertão e as Veredas imortalizados por Rosa desde sempre estavam lá com sua gente, seus bichos e suas plantas. De longe os espiavam um céu repleto de estrelas e uma lua de brilho único. O sol neste Sertão é habitante.
Vem das famílias tradicionais deste Sertão Norte-Mineiro o costume secular de se consumir o Buriti em suas mais variadas formas. Preservar estes costumes sem descaracterizar a regionalidade destes produtos tem sido um desafio diuturno para a Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão*, que oferece aos consumidores o óleo e a farinha do Buriti. Um processo longo que nasce nas Veredas, cujos frutos habitam e descansam nos quintais de casas simples para depois serem artesanalmente transformados em raspas secas, desidratadas. Numa etapa final, a Cooperativa processa a raspa desidratada transformando-a em óleo (azeite) e farinha.
Cabe à nossa imaginação e habilidade agradar o nosso paladar.
* José Janser é natural de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha-MG. Amante da boa comida, de boas amizades, boas prosas e boas músicas tem se dedicado atualmente, como hobby, à culinária regional com uso dos produtos característicos das comunidades rurais tradicionais, de onde nunca tirou os pés.
Mapa dos Territórios Gastronômicos – A Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão tem sua sede no município de Montes Claros – Território Cerrado/ Pequi, mas atende produtores de todo o norte do estado de Minas Gerais
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!