Chefs e Mestres

A delicadeza e o encanto dos biscoitos decorados

Por Luciana Hübner*

Foi numa aula de confeitaria no último ano do curso superior de gastronomia que a chef Elke Hoelzle teve um click! O tema era biscoito decorado, um produto que ainda era tratado no âmbito acadêmico como uma tendência de mercado. E se engana quem pensa que isso foi há muito tempo. Foi há menos de 5 anos!

Chef Elke Hoelzle se dedica à arte dos biscoitos decorados. (foto: reprodução Instagram)

Elke é uma família com origens italianas, ou seja, cresceu cercada de comida. “Desde muito nova eu cozinho de tudo! Faço comida italiana, salgados, doces, mas sempre fui fascinada pela confeitaria”, conta. Na juventude, buscando uma vida melhor, embarcou para os Estados Unidos, onde morou por 15 anos. “Eu trabalhava com limpeza e isso incluia limpar também cozinhas de restaurantes famosos e de chefs de cozinha de Portland. Tive contato com gastronomia clássica e francesa. E quando faltava funcionário eu ajudava. Já piquei legumes e ajudei a lavar louças em algumas ocasiões. Até recebi convite para trabalhar no restaurante da chef Naomi Pomeroy”, lembra.

Biscoitos decorados com tema geográfico. (foto: reprodução Instagram)

Como nos Estados Unidos é mais fácil ter acesso a livros e a produtos variados, Elke se aventurava na criatividade. “Eu comprava muita coisa. Cheguei a ter mais de 11 tipos de vinagre na minha cozinha”, conta. E nada ficava sem usar. “Eu testava diversas receitas em casa. Promovi até um “underground restaurant”, que é um encontro em que as pessoas pagam para ir à sua casa e comer o que você prepara. Cozinhei uma feijoada e foi um sucesso”, detalha. Em terras norte-americanas, ela também preparou festas de casamento com cardápio inclusivo. “Fiz uma festa de casamento vegana para cem convidados. Tudo preparado com ingredientes frescos”, diz.

Técnica 3D é aplicada nos biscoitos decorados. (foto: reprodução Instagram)

Quando voltou ao Brasil, conseguiu colocar em prática um sonho antigo. Aos 46 anos, ingressou no curso de gastronomia. “Aquela aula sobre os biscoitos me aproximou ainda mais da confeitaria. Com o conhecimento de inglês, mergulhei em vídeos sobre o tema na internet, desenvolvi uma receita da massa básica do biscoito e comecei a aprender técnicas diferenciadas”, conta. Menos de um ano depois, teve a primeira cliente. “Ela me ligou pedindo para fazer biscoitos com o tema circo. Gostou tanto que é cliente até hoje”, afirma.

Chef Elke Hoelzle produz biscoitos em tamanhos e formatos variados
(foto: reprodução Instagram)

Os biscoitos preparados pela Elke são destaque nas mesas de doces de festas infantis e casamentos. “As pessoas que mais me procuram são as festeiras, mulheres contratadas para montar a mesa principal das festas. E elas usam os biscoitos como peça de decoração. Faço biscoitos dos mais diversos tamanhos e formatos, que vão de R$ 4,00 a R$ 40,00, conta.

Biscoitos com tema “Paris” decoram festa de 15 anos. (foto: reprodução Instagram)

Para Elke, os biscoitos representam uma guinada na vida. “É gratificante ver a transformação de um sonho numa peça comestível. Coloco toda a habilidade que tenho para que a pessoa consiga atingir todos os sentidos com o prazer de comer”, afirma.

PREMIAÇÕES

Pouco depois de se formar em gastronomia, a chef Elke começou a participar de concursos de biscoitos artísticos. Em 2018, se classificou em primeiro lugar geral no concurso brasileiro de biscoitos, em Curitiba. Biscoitos feitos por ela também já ingressaram a lista dos TOP 10 do site cookieconnection.com, de Julia M. Usher´s. No ano passado, nas quatro categorias do concurso nacional, ela ficou entre os três primeiros lugares. “Quanto mais difícil, mais me sinto desafiada. Não sou perfeccionista, mas busco sempre o aprimoramento”, garante ela.

Biscoitos especialmente preparados para concursos (foto: reprodução Instagram)

CURSOS

Atualmente, a chef Elke Hoezle ministra cursos individuais e em grupo. São quase 8 horas de duração em que os alunos aprendem a preparar biscoitos decorados na prática. “Ensino a receita do biscoito, como bater a massa, como cortar e assar. Preparamos o glacê, explico sobre a coloração e sobre a consistência dele para cada técnica de decoração.

Cursos da Chef Elke Hoelzle ensinam técnicas de decoração em biscoitos
(foto: reprodução Instagram)

O objetivo é que o aluno tenha o domínio do glacê real porque com isso ele já vai produzir biscoitos de uma qualidade excelente, mesmo que a decoração seja básica”, conta.

Temas e técnicas variadas em biscoitos decorados (foto: reprodução Instagram)

E para quem quer investir no negócio já para a Páscoa, anote aí! A Chef Elke Hoelzle vai ministrar um curso básico de biscoitos de Páscoa no Espaço OurfoodBH, no dia 14/03.

Serviço:

Chef Elke Hoezle

@melabuldrinicookies

(31) 98254-6417

Territórios Gastronômicos

Posts Recentes

Segunda sem Carne: arepa de batata

Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.

3 anos atrás

Salada Waldorf

Uma salada deliciosa, sofisticada e fácil de ser preparada.

3 anos atrás

Experimente a caipirinha morena

Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.

3 anos atrás

Minerai: um novo conceito na gastronomia de Canaã dos Carajás

Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…

3 anos atrás

Fim de semana de festival gastronômico em Pequi

Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…

3 anos atrás

Idolo Giusti: Chef mateiro faz vivência na cultura de feijões e farinhas no sudeste do Pará

Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!