Cachorro quente de forno é uma receita que está na terceira geração e hoje é preparada até na Alemanha!
Por Luciana Hübner*
A receita da saudade desta semana vem da Tatiana Lima, uma mineirinha que há anos vive longe de Minas Gerais, mas que tem lembranças carinhosas da infância que viveu por aqui. O Cachorro Quente de Forno foi criado pela avó dela, Valdelice, que ensinou para a mãe, Ghislene. “Quando eu era criança, minha mãe fazia essa torta nos aniversários. Tem sabor de infância”, relembra ela.


Era uma época em que as mães preparavam tudo em casa, dos salgados aos doces. E a receita vem passando de geração em geração. “Hoje, preparo para o aniversário do meu filho na Alemanha. Assim, ele pode experimentar um pouquinho da minha infância”, conta.


Vamos à receita?
Cachorro Quente de Forno
Ingredientes:
1 copo de leite
1 copo de água morna
2 tabletes de fermento
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chá de óleo ou banha
2 ovos
sal a gosto
500 g de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
Misture o leite e o fermento na água morna, até que ele desmanche. Coloque uma colher de açúcar e farinha de trigo até fazer um mingau. Deixe numa vasilha até crescer.


Depois de crescida, coloque todos os ingredientes, sendo que são apenas 2 colheres de açúcar, já que uma foi usada na primeira parte.


Acrescente farinha de trigo até que a massa dê ponto de abrir.


Abra a massa em duas partes e coloque numa assadeira untada. Recheie com o molho de salsicha, que pode ser preparado conforme sua preferência. Ponha a outra metade da massa por cima e pincele com a gema de ovo. Asse em forno bem quente. Separe um pedacinho da massa. Quando colocar o cachorro quente no forno, coloque esse pedacinho em forma de bolinha num copo d´água e, quando subir, já está pronto. Bom apetite!


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.